Banca de QUALIFICAÇÃO: ELISABETH SILVA DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ELISABETH SILVA DO NASCIMENTO
DATA: 30/07/2020
LOCAL: Online - Plataforma RNP

Encontro entre as vozes do leitor e do autor: proposta da utilização do diário de leituras nas práticas de letramentos literários nas escolas públicas de ensino fundamental

Este projeto de pesquisa tem como objetivo propor atividades didáticas que desenvolvam práticas de letramentos literários entre educandos/as de uma turma de 7º ano do ensino fundamental II de escolas públicas, a partir das leituras de textos literários, escritas de diário de leituras e dramatizações de contos, impelido pela problemática da recusa de muitos/as educandos/as em fazer leitura compartilhada de textos literários durante as aulas, o que conduz a algumas reflexões críticas acerca do processo de escolarização da literatura, da (in)existência do hábito de ler dos/as educandos/as e professores/as, do letramento literário na escola e da permanente relação entre o sujeito leitor e o texto literário. Para aprofundar essas reflexões, foram lançados os seguintes questionamentos: quais práticas de leitura podem ser propostas para a promoção do letramento literário entre os/as educandos/as? De que forma o conhecimento das histórias sobre o lugar onde se vive pode auxiliar na prática significativa com textos literários? Como o diário de leituras e dramatizações podem estimular práticas de letramentos literários entre os/as educandos/as? Sob a abordagem da pesquisa-ação, que articula planejamento, análise e reflexão das ações desenvolvidas para mudança da realidade do contexto escolar, adotar-se-á os pressupostos de Freire (1989), Candido (1995), Machado (1998; 2005), Soares (2006), Cosson (2009), entre outros.

Palavras-chave: Proposta didática literária. Diários de leitura. Dramatizações. Contos. Letramento literário.

PALAVRAS-CHAVE:

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira

Presidente - 3337884 - LIGIA DOS SANTOS FERREIRA
Interno(a) - 2534411 - HELSON FLAVIO DA SILVA SOBRINHO
Externo(a) ao Programa - 278.215.107-00 - BELMIRA RITA DA COSTA MAGALHAES - UFAL
Notícia cadastrada em: 22/07/2020 17:30
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 03/05/2024 12:50