Engenh(artes) textuais: propostas de experiências literárias no ensino fundamental
Esta pesquisa tem como objetivo geral apresentar propostas didáticas com práticas de leituras literárias para turmas de 9º ano do ensino fundamental que possibilitem a experiência estética, despertando nos educandos e nas educandas a “engenharia das palavras” com seus efeitos de sentido para a construção de um olhar sobre a realidade de forma crítica e transformadora. Esse objetivo geral se desdobra nos específicos: propor atividades de práticas de leituras literárias com contos; proporcionar a interação entre educandos/as e o/a professor/a através de oficinas e rodas de conversa; promover o letramento literário. Para tanto, Adotar-se-á a abordagem da pesquisa-ação, a qual fundamentou as etapas anteriores de construção deste projeto de pesquisa, a partir da problemática e do meu cotidiano como professora de escola pública de Ensino Fundamental para o estudo das concepções de leitura, práticas de leitura literária e letramentos dos autores e das autoras: Magda Soares (2011), Angela Kleiman (2016), Paulo Freire (2019), Antonio Candido (2004), Isabel Solé (1998), Ana Souza (2010), Brian Street (2014), Rildo Cosson (2018), entre outros, a fim de embasar a escolha de contos que se relacionem à proposta didática a ser construída, considerando a (re)formulação de oficinas sobre as leituras feitas, propostas de rodas de conversa e produção textual com releituras dos contos estudados.
Palavras-chave: Contos. Proposta didática literária. Letramento literário.
Contos. Proposta didática literária. Letramento literário.