Banca de DEFESA: JOSÉ WALFREDO OLIVEIRA DE ARAUJO

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: JOSÉ WALFREDO OLIVEIRA DE ARAUJO
DATA: 31/08/2020

Letramento literário: uma proposta de leitura com alunos do 7o. ano do Ensino Fundamental

O presente trabalho busca refletir sobre o nível de leitura de um grupo de alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Maceió/AL. A base teórica desta pesquisa inicia com o que preconiza a BNCC à página 67, no que se refere à leitura para o ensino fundamental: “O Eixo Leitura compreende as práticas de linguagem que decorrem da interação ativa do leitor/ouvinte/espectador com os textos escritos, orais e multissemióticos e de sua interpretação, sendo exemplos as leituras para fruição estética de textos e obras literárias…), reforça-se com a leitura das obras “Leitura do texto literário” e “Da leitura literária à produção de textos”, ambas do autor Ernani Terra e amplia-se com as leituras de CAGLIARI (2001), PERISSÉ (2005), COSSON (2019) e de alguns outros autores que serão citados ao decorrer do trabalho. A partir de uma observação do nível de leitura em que se encontram os alunos selecionados da referida série, nos aspectos didático e paradidático, assim como de um levantamento dos recursos que a escola tem a oferecer (livro didático, biblioteca, acervo paradidático, espaço adequado à leitura, sala de informática com equipamentos adequados e acessibilidade aos estudantes e outros meios que possibilitem a leitura na escola e fora dela), tem-se como meta promover um letramento literário que proporcione uma visão mais ampla dos alunos em relação aos principais gêneros literários dos mais diversos autores das literaturas brasileira e estrangeira. Entendendo que as práticas leitoras, de acordo com a BNCC (p.68), devem estar voltadas à reconstrução e à reflexão sobre a recepção de textos dos mais diferentes gêneros, este trabalho propõe um suporte teórico à utilização da leitura como mecanismo de melhoramento na aquisição de conhecimento nas mais diferentes áreas de aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE:

Leitura. Ensino fundamental. Letramento literário.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Presidente - 338331 - ALDIR SANTOS DE PAULA