Experiência Didática com Multiletramentos: Vídeorresenhas Literárias no Youtube por alunos do Ensino Fundamental
Videoressenhas; Booktube; Leitura literária; Multimodalidade; Letramento
Esta dissertação desenvolveu-se a partir de uma pesquisa sobre como a dificuldade em se trabalhar
a leitura literária em sala de aula e da falta de interesse dos alunos pela leitura de fruição, podem
ser trabalhadas com o uso didático da internet e de canais de divulgacão de resenhas literárias do
Youtube. O objetivo principal do trabalho é entender como os canais de resenha e divulgação de
livros pelo YouTube, os chamados Booktube, podem contribuir para o gosto e desenvolvimento do
aluno leitor. As questões que norteiam esta pesquisa são: (1) Como a utilização das resenhas e
divulgações lirterárias feitas pelos booktubers contribuem para que os alunos do 7º ano
desenvolvam algum tipo de autonomia na escolha de suas listas de livros e de autores? (2) Como
a inserção de uma didática de ensino de Literatura utilizando os canais de resenha e divugação de
leitura do Youtube pode contribuir para aumentar o interesse pela leitura literária em alunos do 7º
ano? (3) Com o objetivo de provar como esses canais podem influenciar o gosto literário dos
alunos de 7º ano. Os principais referenciais teóricos estão centrados nos conceitos dos
Multiletramentos (GNL,1996), Mey (2017) Rojo (2009; 2012; 2013) referenciais sobre
Letramento; Araújo (2001) sobre videorresenha; Foram utilizados os seguintes instrumentos para
geração e coleta de dados: diário de pesquisadora; registros de gravação em áudio, fotografias e
vídeos das aulas; entrevistas; as videorresenhas e o canal do Youtube da turma. Os resultados dessa
pesquisa investigativa mostraram que a utilização didática de canais de divulgação de resenhas
literárias, contribuem para despertar o interesse no aluno de 7º ano pela leitura literária e que os
booktubers acabam incentivando a leitura de livros de maneira mais interativa e atrativa. As
atividades despertaram interesse em vários alunos de terem também seus canais de resenhas
literárias. Assistir à várias resenhas literárias favoreceu as escolhas individuais das obras a serem
lidas; por outro lado, assistir às resenhas e depois ler os livros foi de grande ajuda para a
compreensão das obras e para as discussões em classe. O uso moderado da tecnologia como
recurso didático e a inserção da linguagem audiovisual na sala de aula trouxe motivação e interesse
aos alunos, a despeito de algumas dificuldades de acesso aos recursos digitais