Banca de DEFESA: MARIA DAS GRAÇAS DOS SANTOS TENÓRIO

DISCENTE : MARIA DAS GRAÇAS DOS SANTOS TENÓRIO
DATA : 25/03/2024
LOCAL: ON LINE

O HAICAI NA SALA DE AULA: TRILHAS INTERPRETATIVAS EM UM PERCURSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Letramento literário, formação do leitor, leitura vocalizada e poesia.

O presente trabalho, intitulado A poesia como experiência: trilhas interpretativas na formação do leitor a partir de uma experiência com haicais, tem por objetivo contribuir para delinear uma perspectiva teórico-metodológica para o letramento literário em uma turma de 9º ano do ensino fundamental II, de uma escola pública do interior de Alagoas, a partir da leitura e da interpretação literária de poemas (em especial haicais) em rodas de conversas. No exercício da literatura, a prática da leitura e da interpretação do texto pode oportunizar experiências de descobertas e conexões de sentidos, por meio do trabalho com a materialidade das palavras a partir da leitura expressiva. Considerando que o  trabalho com a leitura literária na escola carece de mais foco na interação  do leitor com o texto, o que permite conhecer a força humanizadora da literatura, e que é importante promover de fato a formação literária dos estudantes nos espaços escolares, assim, esta pesquisa objetiva discutir e detalhar práticas de letramento literário a partir de atividades didáticas-pedagógicas diversificadas com haicais, com o foco na etapa da interpretação da sequência básica de Cosson (2014) e em exploração da leitura em voz alta como percurso interpretativo. O trabalho desenvolvido é de abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa-ação, embasada em Cosson (2014), Pinheiro (2018), Soares (2011), Iser (2002), Zumthor (2000), Oliveira (2023) dentre outros autores. Os instrumentos utilizados foram:  diário reflexivo da professora-pesquisadora, planos de aulas que foram elaborados a partir da sequência básica de Cosson (2014), registros de gravação em áudio e fotografias das práticas desenvolvidas durante as aulas, transcrição das aulas, leitura e análise de poemas e interações em sala de aula. A pesquisa evidenciou que o trabalho pedagógico com a poesia em sala de aula (em especial, haicais) contribuiu para promover o envolvimento dos jovens leitores com o universo da leitura poética do haicai, oportunizando ainda o estabelecimento de conexões intratextuais e extratextuais que permitiram uma experimentação sensível e humana da literatura.

Presidente - 1653452 - ELIANA KEFALAS OLIVEIRA
Interno(a) - 3284162 - ADNA DE ALMEIDA LOPES
Externo(a) à Instituição - GISELLY LIMA DE MORAES - UFBA
Notícia cadastrada em: 15/03/2024 15:43