Banca de DEFESA: MARIA VANIA SOARES DE MENDONCA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA VANIA SOARES DE MENDONCA
DATA : 27/03/2024
HORA: 10:00
LOCAL: remoto
TÍTULO:

Alfabetização e letramentos: propostas pedagógicas para os anos iniciais no contexto pós-pandemia


PALAVRAS-CHAVES:

alfabetização; letramentos; pós-pandemia; texto; trabalho com projetos, reorganização da sala de aula.  


PÁGINAS: 125
RESUMO:

O presente trabalho discute questões sobre o ensino de língua portuguesa nos Anos Inicias do Ensino Fundamental I (EFI) no contexto da pós-pandemia da COVID 19 em uma escola do município de Maceió situada no bairro de Santa Lúcia na periferia da cidade. Acompanhando uma turma desde seu ingresso no terceiro ano em 2022 até o quarto ano de 2023, o fato de a maior parte dos alunos iniciarem o terceiro ano sem estar alfabetizada chamou a minha atenção como problema de pesquisa. A partir dessa inquietação observada dentro desse tempo de dois anos de convivência e trabalho com a turma em sala de aula, foram estabelecidas as seguintes perguntas de pesquisa: a) as práticas de alfabetização usadas com meus alunos na fase pós-pandemia estão ajudando ou dificultando a concretização do processo de aquisição das primeiras letras? b) uma mudança de abordagem pedagógica para o ensino de língua portuguesa nos Anos Iniciais que busque associar as práticas de alfabetização (com foco no domínio do sistema alfabético e ortográfico) das práticas de letramentos (com o foco no uso das práticas sociais em que se usa a escrita) poderia colaborar com o processo de construção da linguagem escrita da turma, em especial, dos alunos que se encontram ainda nos primeiros níveis de saberes da escrita? A partir dessas perguntas, o objetivo geral do presente trabalho foi o de descrever e refletir sobre propostas pedagógicas que concebessem o letramento não dissociando o código linguístico do uso linguístico, aproximando ainda mais o conceito de letramento com o conceito de alfabetização, diante de um cenário de atraso no desenvolvimento educacional como consequência da pandemia de covid-19. Por meio de uma pesquisa interventiva, os resultados mostraram que o ensino de língua portuguesa para os Anos Iniciais transcendeu o trabalho com o sistema linguístico e com as práticas de linguagem propriamente ditas. Também foram fundamentais diversos incrementos, tais como: outras disposições das carteiras, promovendo diferentes composições para trabalhos em grupos; reorganização da sala a partir de textos funcionais, criação de um espaço de leitura, entre outros. Também como parte do resultado, o trabalho com projetos contribuiu para inserirnão apenas os alunos, mas também a professora-pesquisadora nas relações comunicativas interindividuais pelas produções realizadas em sala de aula, experiência esta que fez com que todos os participantes vivenciassem a mobilização da língua viva em contexto de uso. E, por fim, o trabalho com os textos contribuiu para a consolidação de aspectos da língua dentro da unidade fundamental de comunicação que é o texto.     


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1836454 - ANDREA DA SILVA PEREIRA
Interno(a) - 3284162 - ADNA DE ALMEIDA LOPES
Externo(a) à Instituição - SILVANA PAULINA DE SOUZA - UFAL
Notícia cadastrada em: 15/03/2024 15:43
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