Banca de DEFESA: MARIA IDALINA DE HOLANDA ARGOLLO GÊDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA IDALINA DE HOLANDA ARGOLLO GÊDA
DATA : 26/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência pelo Google Meet
TÍTULO:

As práticas de leitura e escrita por meio do gênero causo: uma pesquisa interventiva numa turma do 9º ano de uma escola pública estadual


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de leitura e escrita. Gêneros textuais. Sequência narrativa. Gênero causo.


PÁGINAS: 117
RESUMO:

Esta dissertação tem como objetivo geral despertar nos discentes do 9º ano o interesse pela leitura deleite de gêneros do modo do narrar, como contos, crônicas, fábulas e principalmente causos, por meio de oficinas de leitura e escrita que lhes permitiram identificar e analisar as especificidades linguísticas e discursivas da sequência narrativa predominante nesses gêneros, assim como questões temáticas e estilísticas que foram relevantes para compreender e produzi-los. Foi utilizada a pesquisa-ação com abordagem qualitativa que, neste contexto, tornou-se viável porque é um método que gerou dados através da análise do objeto de estudo, os sujeitos envolvidos, as situações e os fenômenos observados durante a pesquisa que foi realizada com estudantes do 9º ano de uma instituição da rede pública estadual de ensino em Maceió-Alagoas, a Escola Estadual de Educação Básica Manoel Simplício do Nascimento. A partir de um questionário de sondagem, a professora-pesquisadora obteve respostas relacionadas ao perfil lectoescritor dos estudantes que mostraram a necessidade de incentivar a leitura de textos para deleite e a escrita criativa. Assim, surgiu o interesse de trabalhar o gênero causo, visto que se utiliza de um registro linguístico informal, com um rico vocabulário, apresenta traços de humor, trata de temas cotidianos ou resgata temas da cultura popular, entre outras características linguísticas e discursivas que, pela familiaridade temática, mostram grandes chances de trazer motivação e de despertar o interesse da turma. A pesquisa atingiu os objetivos pretendidos que foi, através da realização de oficina, fazer o gênero causo conhecido, mostrando suas características linguísticas e discursivas, além de estimular a oralidade no ensino de língua portuguesa através de textos e vídeo de importantes autories de causos, como Jessier Quirino e Ailton Villa Nova. A forma positiva como os causosforam recepcionados pelos estudantes mostra o potencial do gênero para aguçar o gosto pela leitura e pela escrita. Finalmente, espera-se que esta pesquisa enriqueça futuras produções científicas e que cada vez mais educadores utilizem os causos em sua sala de aula, enriquecendo sua prática pedagógica, para que este gênero que também é parte importante da nossa cultura se mantenha vivo.  

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2319766 - FABIANA PINCHO DE OLIVEIRA
Interno(a) - ***.168.034-** - MARIA INEZ MATOSO SILVEIRA - UFAL
Externo(a) ao Programa - ***.826.224-** - MARIA FRANCISCA OLIVEIRA SANTOS - UFAL
Notícia cadastrada em: 18/03/2024 16:45
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