Banca de DEFESA: CRISTINA SOARES SOUTO

DISCENTE : CRISTINA SOARES SOUTO
DATA : 25/02/2021
LOCAL: Ambiente Virtual

DESAFIOS PARA O USO DO APLICATIVO WHATSAPP EM AULAS REMOTAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MACEIÓ: FAZENDO RAP SOBRE O CORONA VÍRUS

Ensino de Jovens, Adultos e Idosos; Ensino de L P; uso de tecnologias na educação; Hip Hop.

Essa pesquisa propôs apresentar dados e discutir sobre a utilização de tecnologias digitais, notadamente, o aplicativo WhatsApp para o ensino de LP no contexto emergencial da quarentena do coronavírus. Emergencial, porque o uso de tecnologias digitais foi a opção praticamente obrigatória que nos foi proposta como uma maneira de dar continuidade com as aulas. Por essa razão, minha pesquisa foi adaptada para os tempos da quarentena mantendo a temática do rap, mas com novas questões: em que medida é viável dar aulas mediadas pelas novas tecnologias da informação e da comunicação e de que maneira a instrumentalização tecnológica constitui-se como suporte (ou aporte) de práticas de letramento e multiletramentos para os jovens e adultos da EJA Os alunos participantes e envolvidos na pesquisa eram estudantes de três turmas da modalidade Educação de Jovens, Adultos e Idosos – EJAI do Ensino Fundamental, pertencentes às séries finais (4ª, 5ª e 6ª fases) Anos Finais do período noturno da Escola de Ensino Fundamental Dr. Pompeu Sarmento, localizada na Avenida Muniz Falcão, S/N, Barro Duro, Maceió – AL, com faixa etária, em média, de 15 a 23 anos de idade. A pesquisa foi realizada numa abordagem qualitativa, mais precisamente uma pesquisa-ação, de maneira que envolvessem os aspectos sociodemográficos, culturais e cognitivos, tendo em vista uma melhor compreensão da realidade dos alunos jovens da EJA. Como aporte teórico, a pesquisa será fundamentada em estudos e pesquisas teóricas, práticas e metodológicas de Carrano (2007), Fragoso (2001), Gomes (2010, 2011, 2018), Moran (2005, 2009, 2015), Rojo (2012), Silva (2017), Silva (2019), Souza (2004), Street (2014), Thiollent (2011). O uso inevitável das tecnologias, especialmente o do aplicativo WhatsApp propiciou interações escolares entre os alunos diferentes dos usos já sabidos; minhas dificuldades foram várias e me levaram a fazer mudanças nas minhas propostas didáticas; tanto a professora quanto os alunos viveram experiências inéditas , ao final, podemos dizer que houve muito aprendizado de ambos os lados; os alunos aprenderam novas formas de vivência social e desenvolveram novas práticas de estudo que, certamente, lhes serão úteis, já que as aulas remotas se estenderão por mais alguns meses.

Interna - 1836454 - ANDREA DA SILVA PEREIRA
Presidente - 2089960 - LUIZ FERNANDO GOMES
Externa à Instituição - ROSINEIDE DE MELO - UFABC
Notícia cadastrada em: 23/02/2021 16:36