Banca de DEFESA: MARIA JOSÉ GOMES DOS SANTOS FARIAS

DISCENTE : MARIA JOSÉ GOMES DOS SANTOS FARIAS
DATA : 25/02/2021
LOCAL: Modo remoto

PROPOSTA PEDAGÓGICA COM LETRAMENTOS SOCIAIS EM UMA TURMA DE 9º ANO: CAMINHOS PARA UMA NOVA PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19

Palavras-chave: dialogismo – etnografia - ensino remoto - letramentos sociais

Esta dissertação teve como objetivo geral refletir sobre o processo de revisão da prática docente da professora-pesquisadora da presente pesquisa, a partir do trabalho pedagógico com os letramentos, que considera a língua portuguesa como forma de enunciados concretos e únicos mobilizados por participantes cujo interesse é o da sua socialização no mundo, para além do domínio técnico da leitura e da escrita. Para tanto, foi desenvolvida uma proposta pedagógica de leitura e escrita em uma turma de 9º ano de uma escola pública municipal localizada no município de Olho d’ Água das Flores, sertão do Estado de Alagoas. Para alcançar o objetivo proposto, trilhamos a abordagem qualitativa de cunho etnográfico, que apontou para a necessidade de a professora-pesquisadora fazer uma revisão de sua prática docente que se encontrava cristalizada em uma concepção de trabalho com leitura e escrita desconectada dos elementos de tempo e espaço em que tais atividades estavam inseridas, desconsiderando a historicidade dos alunos-sujeitos com o contexto. E busca responder às seguintes questões de pesquisa: a) tomando a concepção bakhtiniana da linguagem, quem são os meus principais interlocutores, reais e discursivos, no contexto escolar da sala de aula? b) a minha prática docente tem possibilitado aos meus alunos uma compreensão da fala viva? Que tipo de falante meu aluno tem se tornado a partir de sua ativa posição responsiva em relação às minhas aulas? c) O trabalho com diferentes práticas de linguagem, incluindo as digitais, pode contribuir para desencadear o papel ativo dos meus alunos diante do mundo? Os resultados mostraram que o trabalho na perspectiva dos letramentos sociais, dialogando com a concepção dialógica da linguagem, instaurou uma aproximação dos meus alunos com a prática da língua viva, no sentido bakhtiniano do termo, dentro do contexto escolar. Aliado a essa perspectiva teórico-metodológica, a comunicação mediada pelas práticas de letramentos digitais desencadeada com maior intensidade em função da pandemia, trazendo para a sala de aula um contexto de maior multiplicidade de linguagens e culturas, trouxe uma realidade mais plurilíngue para a prática docente da professora- pesquisadora. Como consideração final da presente dissertação, a experiência de pesquisa realizada mostrou que o confronto de forças centrípetas – postas em circulação por meio das atividades oficiais propostas pela escola – e centrífugas – em circulação nas atividades elaboradas a partir da abordagem pedagógica dos letramentos sociais – pode resultar em um diálogo frutífero para nossa prática docente.

Presidente - 1836454 - ANDREA DA SILVA PEREIRA
Interno - 2089960 - LUIZ FERNANDO GOMES
Interno - 2534411 - HELSON FLAVIO DA SILVA SOBRINHO
Externa à Instituição - DÉBORA LIBERATO ARRUDA HISSA