Conexões poéticas drummonianas: estratégias didático-pedagógicas de leituras performáticas em turmas de 9º ano de ensino fundamental
Estratégias didático-pedagógicas. Letramento literário. Proposta didático-pedagógica. Leitura performática dos poemas. Carlos Drummond de Andrade.
Esta dissertação de mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS/UFAL) resulta de pesquisa de cunho histórico-crítica sobre práticas de leituras literárias, realizada por professora de língua portuguesa de turmas do 9º ano de ensino fundamental, de escola pública do interior do estado de Alagoas, no período de 2019-2021, cujo objetivo geral é propor estratégias que estimulem o letramento literário em sala de aula, em especial, a leitura participativa da poesia, à qual denominamos de “leitura performática de poemas”. Tal objetivo é impulsionado pelas seguintes questões de pesquisa: que atividades estimularão o interesse dos/as educandos/as pela experiência de leitura dos poemas através de recursos como as figuras de linguagem? Quais estratégias didático-pedagógicas podem ser adotadas para que o/a educando/a possa conhecer, ressignificar e performatizar o texto literário? Como a “leitura performática dos poemas” pode aproximar o/a leitor/a do texto literário? E, para responder essas questões, adotou-se como fundamentação teórica, entre outros/as autores/as: Candido (1988), com a defesa da literatura como um direito humano; Street (2014), Cosson (2006) e Souza (2011), com as concepções de letramentos sociais, letramentos literários e letramentos de resistência, respectivamente; Solé (1998) e Pinheiro (2018), com contribuições acerca das estratégias para o ensino de literatura na escola; Lajolo (1994, 1999) e Zilberman (1984, 2009, 2010), com a reflexão acerca da historiografia literária nas escolas brasileiras; Freire (2019), através da posição sobre a leitura como ato humano e transformador; Zumthor (1993, 2010, 2018) e Oliveira (2011, 2012, 2018) com a concepção de performances da leitura. Como resultado, a proposta intitulada Drummond em muitas vozes, organizada em sete etapas por oficinas e elaborada como um encarte da dissertação, estimula a experiência estética nas aulas de língua portuguesa por meio da “leitura performática dos poemas” em sala de aula, para, desse modo, promover a formação de um sujeito leitor de poesias e, possivelmente, escritor.