Banca de DEFESA: ELISA PEREIRA DA SILVA

DISCENTE : ELISA PEREIRA DA SILVA
DATA : 31/08/2021
LOCAL: Fale-Ufal

"Entre letras e versos: o uso da Música Popular Brasileira como incentivo para a apreciação do texto poético numa turma de 9º Ano de uma escola pública"

Palavras-chaves:

leitura do texto poético na escola; gênero textual letra de música; música popular brasileira.

Este trabalho de pesquisa apresenta uma proposta didática cujo objetivo é desenvolver a apreciação do texto poético através da audição, leitura e análise de letras de Canções da MPB na sala de aula de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Maceió/AL. O interesse pelo tema da pesquisa surgiu a partir da constatação de que as atividades de leitura e interpretação de poemas com alunos da referida série eram alvo de desinteresse na sala de aula.  Essa atitude pode decorrer da pouca prática de leitura literária significativa por parte dos alunos e consequentemente levando-os ao não entendimento da linguagem figurada e polissêmica própria do texto literário, dificultando, dessa forma, a compreensão e a atribuição de sentidos ao texto. O trabalho justifica-se, portanto, pela possibilidade de se oportunizar e incentivar os alunos para a apreciação e o prazer da leitura literária e assim melhorar a sua competência leitora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, mais precisamente uma pesquisa-ação de cunho interventivo, cujo procedimento básico foi a realização de uma Unidade Didática para a audição das canções, seguida da leitura, análise e apreciação dos textos das letras, por meio de um caderno de atividades, visando à compreensão, à interpretação e à análise dos recursos linguísticos que conferem efeitos literários aos textos das letras de música, utilizando-se de técnicas de leitura e interpretação de textos.  O material básico foia presentado em forma de uma coletânea de Letras de Canções da MPB, previamente montada pela pesquisadora. Foram utilizados também questionários, diários de bordo, testes de compreensão de textos, entre outras atividades. A fundamentação teórica se baseou no estudo do gênero textual letra de música, especialmente da canção, suas origens e evolução (Manzoni e Rosas, 2010).  Do ponto de vista do cancioneiro da música popular brasileira, buscaram-se subsídios em de alguns pesquisadores da área, como Tinhorão (2017), Aguiar (1993) e Tatit (2016). Os resultados foram colhidos a partir da quantificação e da apreciação das respostas dos alunos no Caderno de Atividades e da aplicação do questionário de satisfação produzido e enviado por meio do Google forms, segundo o qual a maioria dos alunos evidenciaram envolvimento e satisfação com a Unidade Didática desenvolvida.

Presidente - 111.168.034-53 - MARIA INEZ MATOSO SILVEIRA - UFAL
Interna - 1653452 - ELIANA KEFALAS OLIVEIRA
Externa à Instituição - MARIA FRANCISCA OLIVEIRA SANTOS - UFAL
Notícia cadastrada em: 02/08/2021 18:51