Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANY PEREIRA CAVALCANTI DE FRANCA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIANY PEREIRA CAVALCANTI DE FRANCA
DATA : 27/06/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

Quadrinhos em sala de aula: estratégias metodológicas para as práticas de leitura e escrita em uma turma de 8º ano


PALAVRAS-CHAVES:

Hipergênero quadrinhos. HQs. Práticas de leitura e escrita.


PÁGINAS: 66
RESUMO:

Em meio ao cenário contemporâneo, marcado pelas diferentes linguagens e pela multimodalidade dos textos, os quadrinhos aparecem como uma ferramenta pertinente para o trabalho com jovens no processo de ensino-aprendizagem, pois, além de ter popularidade no universo do público infantojuvenil, possui uma linguagem própria, peculiar, que mescla recursos verbais e não verbais, sendo uma forma de comunicação muito rica, que requer do leitor uma ampla participação para a construção de sentidos. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo geral promover estratégias que contribuam para o desenvolvimento da leitura e da escrita de alunos de uma turma de 8º ano de uma escola da Rede Pública do Estado de Alagoas, através de um trabalho voltado à utilização do hipergênero quadrinhos (RAMOS, 2009), numa perspectiva de multiletramentos. As orientações metodológicas seguem os procedimentos adotados em uma pesquisa de natureza qualitativa (LUDKE e ANDRÉ, 1986), aplicada, de cunho etnográfico. A utilização desse tipo, na prática escolar cotidiana, caracteriza-se por um contato direto do pesquisador com a situação a ser pesquisada, reconstruindo, assim, através de suas técnicas, as experiências que permeiam a prática de sala de aula (ANDRÉ, 2004). A partir da observação participante, haverá uma prática interventiva de trabalho, que será realizada pela professora-pesquisadora, configurando também, dessa forma, uma pesquisa-ação (TRIPP, 2005). A prática interventiva estará baseada em uma sequência didática (SD) nos moldes de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), tendo também como embasamento teórico Ramos (2009; 2017; 2021), Vergueiro e Ramos (2020), Vergueiro (2018), Rama et al (2018), Barbieri (2017), Rojo e Moura (2012) e outros, que trazem valiosas contribuições para as práticas de leitura e de escrita na escola. Portanto, almeja-se que este trabalho possa contribuir com o desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos, estimulando-os a participação em eventos comunicativos e de letramentos que demandem contato com diferentes gêneros multimodais – com foco nos quadrinhos – além de promover a formação de cidadãos críticos, reflexivos e engajados no processo de ensino-aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2319766 - FABIANA PINCHO DE OLIVEIRA
Interna - 111.168.034-53 - MARIA INEZ MATOSO SILVEIRA - UFAL
Externa ao Programa - 1349860 - MARIA AUXILIADORA DA SILVA CAVALCANTE
Externo à Instituição - FERNANDO AUGUSTO DE LIMA OLIVEIRA - UPE
Notícia cadastrada em: 22/06/2022 09:21
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