Banca de QUALIFICAÇÃO: JACKSON SANTOS DE OLIVEIRA

DISCENTE : JACKSON SANTOS DE OLIVEIRA
DATA : 27/06/2022
LOCAL: Fale/Ufal - vídeo-chamada

DA ENTREVISTA PARA A NARRATIVA DE MEMÓRIA LOCAL: A ESCRITA DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA RURAL DO POVOADO DE BOCA DA MATA - ATALAIA-AL

Escrita. Retextualização. Entrevista. Memórias literárias.

O trabalho tem como objetivo refletir sobre os procedimentos didáticos numa proposta de retextualização de entrevista para a narrativa de memória. Tal proposta teve como objetivo levar estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental a resgatarem histórias da oralidade, por meio de entrevistas feitas às pessoas mais antigas da comunidade do Povoado Boca da Mata, Atalaia/AL, e transformarem essas narrativas em memórias literárias, através dos processos de retextualização. A partir daí, apresentam-se algumas questões de pesquisa: Quais recursos linguísticos e discursivos relacionados à estrutura dos gêneros textuais são mobilizados pelos estudantes ao transformarem textos orais em textos escritos e reescreverem esses textos? Como eles apreendem a intervenção do professor nesse processo de transformação? Quais aspectos revelam a autonomia do estudante, quando retextualizam? A abordagem metodológica do trabalho envolve dois momentos de coleta de dados: o primeiro, a coleta das entrevistas gravadas em áudio; e o segundo, a coleta dos textos reescritos pelos estudantes a partir das entrevistas realizadas, para análise dos aspectos da narrativa de memória. Para isso, buscou-se fundamentos teóricos em estudos sobre escrita, reescrita e retextualização nas pesquisas de Marcuschi (2010), Koch (2009), Matencio (2002, 2003), Antunes (2010), Silveira (2008), dentre outros; e em estudos relacionados à temática Memória e Sociedade nas pesquisas de Boeno (2013), Halbwachs (2006), Bosi (1987) e Pollack (1989). A perspectiva é de que se possa refletir sobre as dificuldades e os avanços na tentativa de imersão dos alunos em diferentes gêneros textuais, tanto pela leitura quanto pela escrita.

Presidente - 3284162 - ADNA DE ALMEIDA LOPES
Interna - 1653452 - ELIANA KEFALAS OLIVEIRA
Externo à Instituição - RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI
Notícia cadastrada em: 23/06/2022 16:10