Banca de QUALIFICAÇÃO: EDILAYNE DANTAS DA SILVA SERAFIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDILAYNE DANTAS DA SILVA SERAFIM
DATA : 28/06/2022
LOCAL: on line LINK - https://conferenciaweb.rnp.br/events/banca-de-qualificacao-de-edilayne-dantas-da-silv

“BIRUTA” E “A DISCIPLINA DO AMOR”, DE LYGIA FAGUNDES TELLES: UMA PERSPECTIVA DO TEXTO COMO JOGO E COM JOGOS NUMA TURMA DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

leitura, literatura, jogo, ferramentas digitais, contos

O presente projeto de pesquisa reflete sobre aspectos da formação do leitor literário, a partir de uma proposta didática da abordagem do texto em sala de aula, com o foco na interação do aluno leitor com o texto na prática da análise literária, visando estabelecer uma relação de jogo com a obra diante das múltiplas possibilidades de construções de sentidos. Para isso, serão utilizadas algumas ferramentas digitais na aprendizagem da análise dos contos “Disciplina do Amor” e “Biruta”, de Lygia Fagundes Telles na sala de aula de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Maceió/AL. O interesse da pesquisa pelo letramento literário (COSSON, 2009) e pela teoria da recepção (JAUSS, 1979), mais especificamente, pelo estudo do ato da leitura do texto literário como jogo (ISER, 1979), e por meio de jogos, surgiu a partir de experiências de leitura e interpretação de textos com alunos da série analisada. As atividades de trabalho com o texto literário, por vezes, são apontadas pelos alunos como “difíceis”, “cansativas” e muitas vezes “desanimadoras”, pois nem sempre eles conseguem se entusiasmar com a leitura de um texto, bem como adentrar nas multiplicidades de sentido na prática da análise do texto. Pretende-se, diante desse cenário, investigar de que modo se dará a recepção do texto literário pelos alunos leitores a partir da abordagem da leitura literária de contos como jogo e por meio de jogos, visando o contato efetivo dos leitores com o texto e o desenvolvimento da sensibilidade interpretativa, bem como do gosto pela leitura e a autonomia do leitor na prática da análise literária. A metodologia que será utilizada é a da pesquisa qualitativa que será desenvolvida por meio da leitura dos contos e de questões elaboradas no Wordwall, no Kahoot, no Fotor e no Padlet. Este trabalho terá como base teórica os estudos de vários autores, entre eles, ISER (1979), JAUSS (1979), GERALDI (2010), RANGEL (2005), COSSON (2009), HUIZINGA (2007), CHAMBERS (2013), PAULIUKONIS (2018), ANTUNES (2010), SILVA (1984), RESENDE (2014).

Presidente - 1653452 - ELIANA KEFALAS OLIVEIRA
Interna - 3284162 - ADNA DE ALMEIDA LOPES
Externa à Instituição - MÁRCIA TAVARES SILVA
Notícia cadastrada em: 24/06/2022 16:42