Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYANA PAULINO BARBOSA

DISCENTE : DAYANA PAULINO BARBOSA
DATA : 28/06/2022
LOCAL: meet

A PRODUÇÃO DE SENTIDOS DA CULTURA DO CANCELAMENTO: UM ESTUDO DA ARGUMENTAÇÃO EM TURMAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DA PRODUÇÃO E ANÁLISE DO GÊNERO PODCAST

Argumentação. Análise do Discurso. Podcast. Escritoralidade. Educação Básica.

A presente pesquisa investiga o processo de argumentação e seus efeitos de sentidos em textos produzidos pelos/as alunos/as de uma turma do Nono Ano do Ensino Fundamental de uma instituição da rede pública localizada na cidade de Arapiraca, estado de Alagoas. Discutiremos, inicialmente, sobre o que preconizam alguns dos principais documentos norteadores oficiais da Educação Básica para o ensino de Língua Portuguesa, a saber: a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), bem como os manuais didáticos e teóricos que tratam sobre a argumentação e produção de textos nos espaços escolares, sobretudo, os multimodais e, de modo específico, o gênero discursivo Podcast, dialogando sobre o conceito de textos digitais e escritoralidade. Dialogaremos com os seguintes autores: Koch (2011), Koch; Elias (2020), Gallo (2015), Piris (2021), entre outros. Em seguida, refletiremos sobre os efeitos de sentido produzidos pelos argumentos dos/as alunos/as considerando a temática trabalhada em sala de aula, a saber, a Cultura do Cancelamento. Para tanto, apoiaremos a nossa pesquisa nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso (AD) a partir dos trabalhos de Orlandi (1998, 2017, 2020a, 2020b) e Dias (2018). Desse modo, como objetivo geral buscamos investigar as estratégias do discurso argumentativo da cultura do cancelamento e desenvolver a argumentação por meio da produção e análise de textos orais do gênero podcast em turmas do Nono Ano do Ensino Fundamental. Para alcançar esse objetivo, buscaremos discutir temáticas sociais contemporâneas inerentes ao cotidiano dos discentes e analisar como os sentidos são construídos e (re)construídos em textos do gênero Podcast. Os procedimentos metodológicos utilizados neste trabalho consistem em uma pesquisa-ação a ser aplicada na instituição de ensino da referida turma colaboradora. Assim, o estudo, ainda em andamento, prevê discutir os resultados qualitativos obtidos a partir do desenvolvimento da sequência didática elaborada para subsidiar esta pesquisa.

Presidente - 2534411 - HELSON FLAVIO DA SILVA SOBRINHO
Interna - 2319766 - FABIANA PINCHO DE OLIVEIRA
Externa ao Programa - 3317913 - LIDIA MARIA MARINHO DA PUREZA RAMIRES
Notícia cadastrada em: 26/06/2022 20:29