PROFLETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM LETRAS FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: (82) 98821-8118 https://sigaa.sig.ufal.br/http://www.ufal

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALESSANDRA RAMOS DOS SANTOS MIRANDA

DISCENTE : ALESSANDRA RAMOS DOS SANTOS MIRANDA
DATA : 29/06/2022
LOCAL: Fale-UFAL - Sistema remoto

“NARRAR E CURAR”: REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Linguagem. Etnografia. Letramentos. Ressocialização. Pandemia.

A presente pesquisa etnográfica apresenta uma reflexão sobre uma proposta didática envolvendo os multiletramentos desenvolvida na disciplina de língua portuguesa de uma turma de 9º ano de uma escola pública da rede estadual de ensino localizada no bairro Vergel do Lago, na periferia de Maceió-AL. O contexto de pesquisa diz respeito à situação de “dupla anormalidade” social (SANTOS, 2020) estabelecida pela pandemia da COVID-19, que coloca em lugar de emergência a necessidade de ressocialização dos alunos ao ambiente escolar. As questões norteadoras deste trabalho são: quais práticas de letramento podem promover um trabalho de escuta e de ressocialização dos alunos na sala de aula no período de retorno às aulas, quer no período emergencial, quer no período presencial, no contexto atual pandêmico? Em que medida as práticas de leitura e escrita de textos contemporâneos, que envolvem os multiletramentos, podem contribuir para a manifestação verbal dos sentimentos dos alunos? Em que medida o trabalho com a leitura literária na sala de aula possibilita espaços catárticos para os alunos externalizarem as experiências vivenciadas no contexto da pandemia da COVID-19? A proposta didática teve como objetivo geral promover a escuta e o acolhimento dos estudantes por meio de atividades de leitura e escrita de diferentes práticas ideológicas de letramento nesse contexto ainda pandêmico. Os objetivos específicos foram: a) proporcionar atividades que promovam espaços catárticos na sala de aula visando ao acolhimento e à expressão dos estudantes; b) acompanhar se há mudanças de socialização à medida que o trabalho for desenvolvido na sala de aula; c) compreender como as práticas de leitura e escrita de textos contemporâneos na sala de aula a partir dos multiletramentos podem contribuir para o ensino de Língua Portuguesa; d) observar as atitudes que os alunos adotam na sala de aula durante as atividades propostas; e) refletir sobre o efeito de mais inserção de leitura literária no trabalho de letramento a partir de cada proposta realizada na sala de aula. Para tanto, além de termos como suporte a perspectiva bakhtiniana da linguagem de Bakhtin e seu Círculo, tivemos como respaldo a abordagem ideológica dos letramentos (STREET, 2014) e a Pedagogia dos Multiletramentos (GNV, 1996; ROJO, 2012).  Os resultados iniciais confirmaram a necessidade de expressão dos estudantes devido às problemáticas vivenciadas no contexto atual pandêmico e mostraram que o espaço escolar aberto para o trabalho de escuta e de acolhimento promoveu um trabalho mais criativo de escrita.

Presidente - 1836454 - ANDREA DA SILVA PEREIRA
Interno - 2089960 - LUIZ FERNANDO GOMES
Externa à Instituição - MÁRCIA RODRIGUES DE SOUZA MENDONÇA - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 27/06/2022 11:33