Banca de DEFESA: MARIANY PEREIRA CAVALCANTI DE FRANCA

DISCENTE : MARIANY PEREIRA CAVALCANTI DE FRANCA
DATA : 31/03/2023
LOCAL: On-line

Os quadrinhos em sala de aula: estratégias metodológicas para as práticas de leitura e escrita em uma turma de 8º ano

Hipergênero quadrinhos. HQs. Sequência didática. Práticas de leitura e escrita.

Em meio ao cenário contemporâneo, marcado pelas diferentes linguagens e pela multimodalidade dos textos, os quadrinhos aparecem como uma ferramenta pertinente para o trabalho com jovens nos processos de ensino e de aprendizagem, pois, além de ter popularidade no universo do público infantojuvenil, possuem uma linguagem própria, peculiar, que mescla recursos verbais e não verbais, sendo uma forma de comunicação muito rica, que requer do leitor uma ampla participação para a construção de sentidos. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo geral promover estratégias que contribuam para o desenvolvimento da leitura e da escrita de alunos de uma turma de 8º ano de uma escola da Rede Pública do Estado de Alagoas, no município de Maceió, através de um trabalho voltado à utilização do hipergênero quadrinhos (RAMOS, 2009), numa perspectiva de multiletramentos. As orientações metodológicas seguem os procedimentos adotados em uma pesquisa de natureza qualitativa (LUDKE e ANDRÉ, 1986), aplicada, de cunho etnográfico. A utilização desse tipo, na prática escolar cotidiana, caracteriza-se por um contato direto do pesquisador com a situação a ser pesquisada, reconstruindo, assim, através de suas técnicas, as experiências que permeiam a prática de sala de aula (ANDRÉ, 2004). A partir da observação participante, houve uma prática interventiva de trabalho, realizada pela professora-pesquisadora, configurando também, dessa forma, uma pesquisa-ação (TRIPP, 2005). A prática interventiva foi baseada em uma sequência didática (SD) nos moldes de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), tendo também como embasamento teórico Ramos (2009; 2017; 2021), Vergueiro e Ramos (2020), Vergueiro (2018), Rama et al (2018), Barbieri (2017), Rojo e Moura (2012), Matencio (2002) e outros, que trazem valiosas contribuições sobre o hipergênero quadrinhos e para as práticas de leitura e de escrita na escola. A partir da análise de dados, observou-se que o trabalho com o hipergênero quadrinhos apresentou resultados bastante significativos, visto que, colaborativamente, os estudantes produziram uma HQ contemplando os mais diversos recursos utilizados pela linguagem dos quadrinhos – de forma criativa e eficiente, de acordo com a proposta – além de demonstrarem entusiasmo e motivação nos momentos de leitura de HQs e de análise comparativa entre uma HQ e sua adaptação cinematográfica. Pode-se concluir, portanto, que a utilização do modelo de sequência didática, além dos momentos de leitura em sala e análise comparativa, aparecem como eficazes nos processos de ensino e aprendizagem de gêneros, inclusive, multimodais.

Presidente - 2319766 - FABIANA PINCHO DE OLIVEIRA
Externo(a) ao Programa - 1349860 - MARIA AUXILIADORA DA SILVA CAVALCANTE
Externo(a) à Instituição - FERNANDO AUGUSTO DE LIMA OLIVEIRA - UPE
Notícia cadastrada em: 16/03/2023 10:59