Banca de DEFESA: JACKSON SANTOS DE OLIVEIRA

DISCENTE : JACKSON SANTOS DE OLIVEIRA
DATA : 30/03/2023
LOCAL: FACULDADE DE LETRAS por video-conferência

DA ENTREVISTA A NARRATIVAS PESSOAIS: PROCESSOS DE RETEXTUALIZAÇÃO DE ESTUDANTES DO POVOADO BOCA DA MATA EM ATALAIA/AL

Oralidade. Escrita. Retextualização. Entrevista. Memórias literárias.

O trabalho tem como objetivo refletir sobre os procedimentos didáticos numa proposta de retextualização de entrevista para a narrativa de memória. Tal proposta teve como objetivo geral refletir sobre o trabalho didático de, pelas práticas de linguagem, conduzir os alunos à escuta e à escrita das memórias do lugar, conhecendo as histórias da oralidade por meio de entrevistas às pessoas mais antigas da comunidade do Povoado Boca da Mata; e transformando as narrativas em memórias literárias, através dos processos de retextualização. A partir daí, apresentam-se algumas questões de pesquisa: Quais recursos linguísticos e discursivos relacionados à estrutura dos gêneros textuais são mobilizados pelos estudantes ao transformarem textos orais em textos escritos e reescreverem esses textos? Como eles apreendem a mediação do professor nesse processo de transformação? Quais aspectos revelam a habilidade do estudante, quando retextualizam? A abordagem metodológica desse trabalho se configura como uma pesquisa-ação participativa, uma vez que houve a participação do autor e de outros atores na produção do conhecimento acerca do tema pesquisado. Sendo assim, configura-se como uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa, uma vez que não será feita uma avaliação quantitativa, mas sim reflexiva sobre o processo de aprendizagem, durante toda a sua aplicação. O trabalho envolve dois momentos de coleta de dados: o primeiro, a coleta das entrevistas gravadas em áudio; e o segundo, a coleta dos textos reescritos pelos estudantes a partir das entrevistas realizadas, para análise dos aspectos da narrativa de memória. Para isso, buscaram-se fundamentos teóricos em estudos sobre escrita, reescrita e retextualização nas pesquisas de Marcuschi (2010), Koch (2009), Matencio (2002, 2003), Antunes (2010), Silveira (2008), dentre outros; e em estudos relacionados à temática Memória e Sociedade nas pesquisas de Boeno (2013), Halbwachs (2006), Bosi (1987) e Pollak (1989). A perspectiva é de que se possa refletir sobre as dificuldades e os avanços na tentativa de imersão dos alunos em diferentes gêneros textuais, tanto pela leitura quanto pela escrita.

Presidente - 3284162 - ADNA DE ALMEIDA LOPES
Interno(a) - 1653452 - ELIANA KEFALAS OLIVEIRA
Externo(a) ao Programa - 1349860 - MARIA AUXILIADORA DA SILVA CAVALCANTE
Externo(a) à Instituição - RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI - IFAL