Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ALICE DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA ALICE DOS SANTOS
DATA : 29/05/2023
HORA: 15:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/ligia-9
TÍTULO:

Decolonizando o ensino de literatura na escola: adoção de práticas de letramento racial crítico a partir de contos de autoras negras brasileiras


PALAVRAS-CHAVES:

Letramento Literário. Literatura Feminina Negra. Decolonialidade. Letramento Racial Crítico.


PÁGINAS: 65
RESUMO:

Acreditando que a educação problematizadora, na compreensão freiriana, é revolucionária, este trabalho apresenta uma proposta decolonial, ou seja, uma opção epistemológica que procura reconhecer, respeitar e valorizar os diversos conhecimentos, povos e culturas e suas respectivas literaturas, contra as ideias essencialialistas e padrões universais pilares do neoliberalismo. Sendo a literatura um instrumento de construção do imaginário social, a leitura de autoras negras brasileiras, pelos educandos/as, na escola, contribui para humanizar corpos, construir subjetividades concretas promovendo justiça cognitiva. Este trabalho tem por objetivo buscar refletir sobre a decolonização do ensino de literatura na escola adotando práticas de letramento racial crítico através das narrativas de autoras negras brasileiras. a pesquisa-ação de natureza qualitativa será realizada em uma turma de 9º ano em escola localizada no litoral norte de Alagoas. Pois, acreditamos, que para construirmos uma sociedade democrática e justa se faz necessária a inserção de autoras/es negras/os no “chão da escola” na perspectiva da desconstrução de estereótipos construídos pelo cânones ocidentais e/ou clássicos brasileiros, para construção de imaginários de resistência, visto que a leitura literária negra feminina é um potente instrumento para desconstruir saberes essencialistas que alimentam o racismo e suas várias dimensões e deslegitimam a arte, a cultura e a literatura afro-brasileira. A prática interventiva estará baseada em uma Sequência Básica nos moldes de Cosson (2014) utilizando o método Letramento Racial Crítico, de Aparecida Ferreira (2015), baseado na Teoria Racial Crítica, de Ladson-Billings e Tate (1998), tendo também como embasamento teórico Santos (2022), Freire (2005), Gomes (2017) entre outros/as autores/as decoloniais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3337884 - LIGIA DOS SANTOS FERREIRA
Interno(a) - 1653452 - ELIANA KEFALAS OLIVEIRA
Externo(a) ao Programa - 3947093 - JORDANIA DE ARAUJO SOUZA GAUDENCIO
Notícia cadastrada em: 26/05/2023 18:58
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