Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMUEL DE LIMA MACÊDO

DISCENTE : SAMUEL DE LIMA MACÊDO
DATA : 30/05/2023
LOCAL: FALE-UFAL

A AVALIAÇÃO DA COMPETÊNCIA LEITORA ENTRE ALUNOS DO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE PROTOCOLOS VERBAIS DE LEITURA

Palavras-chave: Competência leitora; protocolos verbais de leitura; Ensino Fundamental.

Diante de dificuldades de compreensão leitora detectadas entre alguns alunos do quinto ano do Ensino Fundamental, este trabalho visa investigar a competência leitora desses estudantes por meio de protocolos verbais de leitura. A avaliação da competência leitora é importante para verificar o nível de desenvolvimento de compreensão textual dos alunos e identificar possíveis dificuldades com vistas a atividades de remediação. Os protocolos verbais são uma ferramenta útil para coletar dados sobre o processo de leitura e compreensão de textos dos alunos. Os participantes desta pesquisa serão os estudantes de uma turma de quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública rural de São Caetano, município situado no agreste pernambucano, a cujos quais alunos serão aplicados protocolos verbais de leitura, em sessões individuais, com o objetivo de verificar o nível de compreensão leitora desses estudantes. Os resultados serão analisados e comparados com os padrões esperados para alunos desse ano/série. A análise dos protocolos verbais permitirá identificar as estratégias utilizadas pelos alunos durante a leitura e as possíveis causas das dificuldades apresentadas.

Presidente - 111.168.034-53 - MARIA INEZ MATOSO SILVEIRA - UFAL
Interno(a) - 3284162 - ADNA DE ALMEIDA LOPES
Externo(a) ao Programa - 2546184 - ADRIANA CAVALCANTI DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 27/05/2023 23:09