Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA DA SILVA CUNHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIANA DA SILVA CUNHA
DATA : 30/05/2023
LOCAL: Web conferência

Erros ortográficos na escrita de estudantes do 9o. Ano do Ensino Fundamental

Língua Portuguesa; Ortografia; Erros ortográficos.

Este trabalho tem como objetivo realizar uma descrição e análise dos erros ortográficos de uma turma 9o. do Ensino Fundamental em uma escola pública do município de Jequiá da Praia-AL. Para este trabalho, os erros ortográficos serão catalogados dada a sua ocorrência do maior para menor e a partir dessa classificação será buscada uma justificativa para tais ocorrências, que nortearão os trabalhos com o tema pesquisado, tomando por base autores como Morais (2006), Zorzi (1998), e Bortoni-Ricardo (2004). Os dados serão coletados pela aplicação de duas atividades diagnósticas: a primeira será um ‘ditado de palavras’; a segunda a produção de uma autobiografia. O propósito do trabalho é minimizar os problemas ortográficos apresentados pelos estudantes do 9º ano, bem como conscientizá-los da importância de escrever ortograficamente dentro da escola e fora dela. A preparação e aplicação dessa proposta de intervenção se justificam devido à grande dificuldade com o uso da ortografia, apresentados pelos estudantes da referida escola. A proposta é após a coleta de dados, categorizar os erros e através das sequências didáticas nos moldes de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) promover estratégias que contribuam para a reflexão e ampliação do conhecimento ortográfico. As orientações metodológicas seguem os procedimentos adotados em uma pesquisa ação (Thiollent, 1985), o que permite o intercâmbio entre os meios de produção e a sala de aula possibilitando grande contribuição para o avanço dos estudos em educação, em concordância com o que diz a BNCC – Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018)

Presidente - 338331 - ALDIR SANTOS DE PAULA
Interno(a) - 2319766 - FABIANA PINCHO DE OLIVEIRA
Externo(a) ao Programa - 1119529 - ELZA MARIA DA SILVA