Banca de DEFESA: EDILAYNE DANTAS DA SILVA SERAFIM

DISCENTE : EDILAYNE DANTAS DA SILVA SERAFIM
DATA : 31/07/2023
LOCAL: on line

“BIRUTA” E “A DISCIPLINA DO AMOR”, DE LYGIA FAGUNDES TELLES: LETRAMENTO LITERÁRIO E O JOGO DO TEXTO NA RECEPÇÃO DE ALUNOS LEITORES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

leitura, literatura, recepção, conto, vocalização

A prática da leitura literária na sala de aula é desafiadora, na medida em que são priorizadas concepções informativas sobre o texto literário em detrimento da experiência da leitura e da interpretação do texto. Esta pesquisa foi motivada pelo objetivo de realizar oficinas de leitura de contos literários, de Lygia Fagundes Telles, para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II, focando no desenvolvimento de estratégias didáticas que buscassem estimular o aluno leitor a refletir e a participar da prática interpretativa que um texto literário pode proporcionar. Assim, realizamos leituras de dois contos abordando a recepção do texto literário na perspectiva de Jauss (1979), bem como na concepção do texto como jogo, de Iser (2002) e estratégias metodológicas fundamentadas em Bordini e Aguiar (1988), principalmente quando propõem uma abordagem do texto literário centrada no leitor. Os contos estudados foram “Biruta” e “A disciplina do amor”, de Lygia Fagundes Telles, os quais têm um elemento central em comum: o uso do mesmo animal (um cachorro) e a relação entre este e o ser humano. Investigaram-se, assim, perspectivas teóricas e metodológicas de abordagem do texto literário em sala de aula, analisando, particularmente, a recepção dos textos literários pelos leitores. Para essa problematização, utilizamos a metodologia da pesquisa qualitativa, e o estudo envolveu atividades de leitura compartilhada, a partir de perguntas que incentivassem o diálogo e a explicitação dos caminhos interpretativos dos alunos leitores e experiências de leitura em voz alta. Como base teórica fizemos os estudos de vários autores, dentre eles, Iser (2002), Jauss (1979), Geraldi (2010), Rangel (2007), Cosson (2006), Dalla-Bona & Tarachuk (2022), Antunes (2010), Silva (1984), Resende (2014), Bordini e Aguiar (1988), Zumthor (2007) e Oliveira (2018). Observou-se que as práticas da leitura compartilhada e as explorações de vocalização do texto permitem evidenciar que o jogo com o texto literário em sala de aula pode incentivar a participação dos leitores na exploração de múltiplas possibilidades de itinerários interpretativos, ratificando a importância do contato efetivo com o texto na formação do leitor literário.

Presidente - 1653452 - ELIANA KEFALAS OLIVEIRA
Interno(a) - 3284162 - ADNA DE ALMEIDA LOPES
Externo(a) à Instituição - MÁRCIA TAVARES SILVA
Notícia cadastrada em: 03/08/2023 17:13