Teares mágicos no 9° ano do ensino fundamental: produção de minirrelatos e minicontos a partir de narrativas de Marina Colasanti
Língua Portuguesa. Leitura literária. Minirrelatos. Minicontos. Letramento Literário.
RESUMO
Esta pesquisa de intervenção pedagógica em aulas de Língua Portuguesa, no período de 08/2022 a 05/2023, em turma de 9º ano do Ensino Fundamental (EF), de uma escola pública do município de Taquarana, no estado de Alagoas, e objetivou promover a reflexão sobre a prática de leitura literária em sala de aula; analisar as interações com os textos literários a partir do desenvolvimento das habilidades de leitura e interpretação dos/as educandos/as; além de incentivar a produção de minicontos e minirrelatos dos educandos/as sobre os efeitos estéticos experienciados com as leituras, considerando a perspectiva dos letramentos (FREIRE, 1981; SOARES, 1989; KLEIMAN, 1995; ROJO, 2012; STREET, 2014), em especial, o letramento literário (COSSON,2006) que adota estratégias de leitura, compreensão, interação e interpretação. Ainda, como base de reflexão, defendemos a literatura como um direito humano inalienável, por desenvolver uma sensibilidade transformadora e reflexiva (CANDIDO, 1995), além desses fundamentos, abordamos as similitudes e as diferenças entre os gêneros conto e crônica (GOTLIB, 1995; CANDIDO, 2003), discutindo sobre o papel da mulher na sociedade e estereótipos a partir da leitura de Saffioti (1987) e Louro (1997). Adotamos como abordagem metodológica a pesquisa-ação (PINTO, 1989), cujos procedimentos se desenvolveram a partir da participação dos/as educandos/as participantes da pesquisa durante todo o processo; para isso, foram promovidas rodas de leituras, discussões e análises dos textos literários que foram levados à sala de aula, com atividades e a produção do diário de campo da pesquisadora, professora da turma.