Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEDSON MOURA RAMOS

DISCENTE : CLEDSON MOURA RAMOS
DATA : 12/03/2024
LOCAL: https://meet.google.com/zhj-morw-xwu

ADOÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NO SETOR PÚBLICO: ESTUDO SOBRE A CONVERSÃO DOS PROCESSOS FÍSICOS PARA O FORMATO ELETRÔNICO NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS PALMEIRA DOS ÍNDIOS

Palavras-chave: Tecnologia da Informação e Comunicação; Administração Pública; Processo Eletrônico; Digitalização.

O presente trabalho tem o objetivo de analisar mudanças dos processos físicos para o formato eletrônico no Instituto Federal de Alagoas (IFAL) Campus Palmeira dos Índios. Para atingir os objetivos propostos, a pesquisa evidenciou que, no contexto brasileiro, embora a administração pública tenha avançado a partir da década de 1990, devido a adoção de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o setor público ainda não alcança o mesmo nível de maturidade na adoção de recursos tecnológicos comparado ao setor privado. A preservação digital na administração pública federal e nas instituições federais de ensino envolve o conjunto de práticas e técnicas empregadas para assegurar a legibilidade, integridade e acessibilidade dos documentos criados e gerenciados em formato digital. Para garantir o êxito na conversão de um processo físico para o formato eletrônico no IFALCampus Palmeira dos Índios, é imprescindível investir em tecnologia da informação, bem como capacitar os servidores para a eficaz utilização dos novos sistemas. Nesse sentido, o estudo busca analisar as mudanças dos processos físicos para o formato eletrônico no Instituto Federal de Alagoas (IFAL) Campus Palmeira dos Índios. Para atingir os objetivos propostos, utiliza-se o método de estudo de caso. A coleta de dados será realizada através da pesquisa documental, a observação participante e as entrevistas serão realizadas de forma presencial com um roteiro semiestruturado. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e exploratória descritiva. Foram utilizadas técnicas de pesquisa documental, observação participante e entrevistas para o levantamento de dados. O instrumento desenvolvido objetiva coletar dados acerca do processo de digitalização de processos do IFAL Campus Palmeira dos Índios, bem como fazer um comparativo entre o trâmite dos processos antes e depois de sua digitalização. Para isso, o roteiro de entrevista será desenvolvido com base em indicadores.

Presidente - 1738200 - RODRIGO CESAR REIS DE OLIVEIRA
Interno(a) - 1114479 - MADSON BRUNO DA SILVA MONTE
Externo(a) à Instituição - PABLO BOAVENTURA SALES PAIXÃO
Notícia cadastrada em: 04/03/2024 12:47