Banca de QUALIFICAÇÃO: SUZANA BACCILI

DISCENTE : SUZANA BACCILI
DATA : 28/06/2021
LOCAL: meet.google.com/tcx-ddax-jhc

ANÁLISE DO POTENCIAL DE IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMA DE GESTÃO DE TELETRABALHO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

teletrabalho; gestão de pessoas; instituições federais de ensino superior; serviço público.

A sociedade tem exigido continuamente a desburocratização do governo e a eficiência na prestação dos serviços públicos. Nesse sentido, a utilização das TICs nos seus processos de trabalho, a exemplo do teletrabalho, tem propiciado à administração pública redução de custos e melhoria nos parâmetros de qualidade e produtividade nos serviços ofertados aos cidadãos. As referências literárias discorrem que essa modalidade de trabalho tem apresentado vantagens e desvantagens para colaboradores, sociedade e organizações, sobretudo as públicas. Desse modo, este projeto de pesquisa tem como objetivo geral analisar a viabilidade de implementação de um Programa de Gestão de Teletrabalho nas atividades-meio da Universidade Federal de Alagoas. Como objetivos específicos tem-se: levantar as principais abordagens a respeito de teletrabalho na literatura e os regimes existentes de teletrabalho no serviço público federal; identificar as atividades-meio, os cargos e os setores com perfil teletrabalhável; averiguar as expectativas e opiniões do corpo técnico e do corpo gerencial frente a possibilidade de implantação um Programa de Gestão de Teletrabalho; e apresentar métricas para elaboração, execução e acompanhamento de um Programa de Gestão. A estratégia de pesquisa adotada é um Estudo de Caso de abordagem metodológica mista de natureza descritiva que utilizará como técnicas de coleta de dados as pesquisas documental e de campo. Os instrumentos de coleta de dados utilizados serão legislações, normas e relatórios internos da instituição e questionário, respectivamente. Para fins de delimitação dos sujeitos da pesquisa deste estudo será selecionada uma amostra probabilística de 293 servidores lotados no Campus A. C. Simões, os quais exerçam as atividades-meiocompatíveis com a normatização trazida pela IN 65/2020/ME. Espera-se com a presente pesquisa encontrar os fatores facilitadores e limitadores para a implementação de um Programa de Gestão de Teletrabalho na UFAL. O propósito é entender dos servidores alvos da pesquisa quais são suas expectativas, avaliações e percepções a respeito da viabilidade de tornar o trabalho remoto uma prática de trabalho alternativo na universidade.

Presidente - 3152151 - MILKA ALVES CORREIA BARBOSA
Interna - 1454996 - LUCIANA PEIXOTO SANTA RITA
Externo à Instituição - NELSIO RODRIGUES DE ABREU - UFPB
Externa à Instituição - Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé - UNIVASF