Banca de DEFESA: MAYARA VIEIRA RIOS

DATA : 26/10/2021
LOCAL: Web conferencia

POLÍTICAS E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS DA CADEIA DO TURISMO EM MACEIÓ

cadeia do turismo; gestão de operações; sustentabilidade; políticas públicas; Maceió, Alagoas.

A adoção de políticas públicas voltadas para a Gestão de Operações possui grande relevância quando se trata da Cadeia do Turismo, cadeia esta que contribui substancialmente para a economia de Maceió, envolvendo o setor público e privado. Diante disso, o presente trabalho busca analisar a Gestão da Cadeia do Turismo em Maceió, quanto às suas políticas e práticas sustentáveis. Para atingir esse objetivo será feito o mapeamento da cadeia do turismo, por meio de revisão da literatura, análise documental e entrevistas com os principais atores responsáveis pela operacionalização da cadeia do turismo, com a finalidade de identificar as práticas sustentáveis e políticas públicas adotadas pelo setor. O procedimento metodológico foi realizado em 6 etapas: 1) análise de documentos oficiais do turismo e realizar revisão sistemática para identificar os elementos envolvidos na Cadeia do Turismo; 2) criação de esboço inicial da Cadeia do Turismo de Sol e Praia de Maceió, com base nos documentos e artigos examinados na primeira etapa; 3) análise dos artigos da revisão sistemática para identificar práticas sustentáveis e políticas públicas adotadas pelos elementos da cadeia; 4) realização de entrevistas com atores identificados na etapa 1 para aperfeiçoar o mapeamento cadeia; validação da Cadeia do Turismo de Sol e Praia de Maceió; 5) análise de documentos oficiais e das entrevistas para identificar as políticas e práticas sustentáveis adotadas pela cadeia; 6) triangulação dos dados levantados nas entrevistas e nos documentos, e descrição dos elementos, dos problemas identificados e das soluções apontadas. Os dados foram analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo, com o auxílio do software Atlas.ti. A triangulação dos dados possibilitou o mapeamento da Cadeia do Turismo de Sol e Praia de Maceió que confirmou a relevância dos elementos de hospedagem, alimentação e transporte. Através dos resultados das entrevistas, foi possível identificar as práticas sustentáveis que são utilizadas pelos elementos da cadeia, bem como as políticas públicas implementadas e em processo de construção que buscam a sustentabilidade, o que contribuiu para a elaboração da proposta de políticas públicas e práticas sustentáveis como produto técnico do presente trabalho. Conclui-se que há uma consciência da importância da sustentabilidade para o desenvolvimento do turismo por parte do governo e dos elementos da cadeia, além de uma busca pela sustentabilidade, entretanto, é necessário que as práticas sejam regulamentadas através de políticas públicas para que se tornem o básico a ser seguido por todos, e que haja o monitoramento e avaliação das políticas públicas para dar continuidade às ações que estão oferecendo resultados positivos e possibilitar correções. Além disso, é necessário que o governo se transforme em proativo, pois possui um papel importante na regulamentação e fiscalização das práticas.

Presidente - 1916802 - ANDREW BEHEREGARAI FINGER
Interno - 1775122 - IBSEN MATEUS BITTENCOURT SANTANA PINTO
Externa à Instituição - PATRICIA GUARNIERI DOS SANTOS - UnB
Externo à Instituição - VILMAR ANTONIO GONÇALVES TONDOLO - UFPel