Banca de DEFESA: MARCELO MOREIRA DA SILVA

DISCENTE : MARCELO MOREIRA DA SILVA
DATA : 26/01/2022
LOCAL: ON-LINE

O CONTROLE INTERNO NAS ATIVIDADES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS.

Controle Interno; Ensino Superior; Regimento Interno.

As instituições públicas vêm implementando uma gestão descentralizada, orientada por objetivos, a exemplo das empresas privadas. Com base em critérios de economia, eficácia e eficiência, a nova gestão pública visa essencialmente maximizar o desempenho dos gestores públicos em benefício dos cidadãos, minimizando o consumo dos recursos disponíveis. Nessa mesma corrente de reformas na Administração Pública, as Instituições de Ensino Superior – IES também experimentam mudanças significativas. Essas instituições enfrentam diversos problemas novos, exigindo soluções inovadoras e mudanças substanciais nos modelos tradicionais de gestão acadêmica. Essa nova concepção vem demonstrar a necessidade de um controle interno mais eficiente em instituições, como as universidades públicas. O controle interno desempenha um papel fundamental no gerenciamento dos gastos públicos e no cumprimento dos objetivos da instituição. Como ferramenta do controle interno nas universidades, existem normas internas que regulamentam as atividades acadêmicas e administrativas, a exemplo do regimento interno. O regimento interno é um instrumento oficial e normativo do controle interno que apoia e legitima as competências, atributos e integração de ações estratégicas, os recursos técnicos, administrativos, humanos, orçamentários e financeiros. Expostas essas considerações, constitui-se como objetivo geral desta pesquisa propor a elaboração do Regimento Interno do Campus IV (São Miguel dos Campos) da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, tendo a pesquisa como características metodológicas: descritiva, propositiva, bibliográfica, empírica e documental. Primeiramente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, tendo como foco a gestão pública, o controle interno, a controladoria, a auditoria e a gestão universitária. A pesquisa bibliográfica teve a inclusão da técnica da Revisão Sistemática de Literatura. A pesquisa de campo foi realizada com os órgãos estratégicos da administração e as direções das unidades acadêmicas da UNEAL através de entrevista estruturada, cujos dados foram coletados, tabulados e analisados, seguido do exame documental, utilizando-se a técnica de análise e interpretação de conteúdo. No tratamento dos dados, foi utilizado o software ATLAS.ti (versão 9), sendo ainda utilizado o aplicativo Excel para geração de gráficos e tabela. Com os resultados obtidos, foi possível: a) entender a estrutura hierárquica e o perfil dos gestores da UNEAL; b) traçar as características da área com atividades de controle interno da UNEAL; c) tornou-se possível delinear o perfil do controle interno nas áreas estrutural, administrativa e acadêmica da UNEAL, identificado as atividades de controle interno existentes e como se dá o seu funcionamento; d) obter sugestões para formulação de um Regimento Interno, de modo que ele venha atender as necessidades dos gestores dos Campi. Concluiu-se que a UNEAL não tem um órgão de controle interno formalizado, não existindo órgãos de controladoria e de auditoria na estrutura organizacional, tendo apenas uma função gratificada de Agente de Transparência e Governança. Pela análise do conteúdo das entrevistas ficou claro que os gestores pesquisados sentem falta de um Controle Interno que possa exercer as atividades inerentes a esse órgão, que possa assessorar efetivamente os gestores na tomada de decisão, visando atender os interesses da comunidade acadêmica, de um modo em geral, e, concomitantemente, alcançar os objetivos planejados para o bem da instituição de ensino superior, visto que a administração pública atualmente se caracteriza pela escassez de recursos, enquanto a sociedade tem uma maior demanda por prestação de contas por parte dos gestores públicos, que necessitam de um sistema de controle interno eficiente em instituições como a Universidade Estadual de Alagoas. Finalmente, foi ainda elaborada uma proposta de um Regimento Interno para o Campus IV – São Miguel dos Campos, da UNEAL.

Presidente - 2138454 - JOSE RODOLFO TENORIO LIMA
Interno - 1499500 - BRUNO SETTON GONCALVES
Interno - 1775122 - IBSEN MATEUS BITTENCOURT SANTANA PINTO
Externa à Instituição - ANDREA YUMI SUGISHITA KANIKADAN - UNILAB