Banca de DEFESA: CAMILA FIALHO DE OLIVEIRA

DISCENTE : CAMILA FIALHO DE OLIVEIRA
DATA : 30/06/2022
LOCAL: ON-LINE

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: um estudo de caso na Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Alagoas.

Divulgação científica, Comunicação organizacional, Universidade pública, Função social.

No atual panorama político, econômico e social brasileiro – considerando os cortes no orçamento da educação superior e da ciência, a onda de ofuscamento do conhecimento científico pela ampla disseminação de fake news e a propagação de discursos tencionados a desacreditar as instituições públicas de ensino superior –, as universidades públicas precisam priorizar a socialização da ciência produzida na academia, bem como ampliar os argumentos sobre a própria relevância no desenvolvimento da sociedade. No sentido de contribuir para que a universidade pública vislumbre a comunicação organizacional como ferramenta estratégica para exercer sua função social, este estudo de caso, o qual compreende um diagnóstico situacional, teve como objetivo principal investigar o trabalho de divulgação científica realizado na Assessoria de Comunicação (Ascom) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) a fim de apresentar uma proposta de procedimento para o setor de comunicação. Esta investigação pode ser caracterizada como um estudo de natureza aplicada, caráter descritivo e abordagem qualitativa. Como meio de investigação, qualifica-se a pesquisa bibliográfica, a documental, a observação participante e o estudo de caso. Os dados foram tratados conforme a análise de conteúdo de Bardin. Para alcançar o objetivo pretendido, após a fundamentação teórica – construída com base nas temáticas universidade pública e função social, terminologias da divulgação científica, comunicação organizacional e políticas de comunicação nas organizações –, foi realizado o levantamento de documentos normativos e estratégicos vigentes com o propósito de analisar a relação das diretrizes institucionais com a divulgação científica. Além disso, para esmiuçar a complexidade do fluxo da difusão científica e elencar as principais dificuldades da atividade sob a ótica dos atores envolvidos no processo, foram realizadas entrevistas com treze sujeitos da comunidade universitária, considerando servidores da Ascom, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) e docentes pesquisadores de diferentes unidades acadêmicas. Os principais achados viabilizaram a construção de um quadro com as dificuldades mencionadas no processo de divulgação científica da Ufal, as quais foram divididas em duas dimensões: fatores internos e fatores externos. A dimensão interna foi subdividida em dificuldades relacionadas à estrutura, à comunicação e aos sentimentos pessoais. Já os fatores externos foram compreendidos como adversidades do contexto socioeconômico em nível local, regional, nacional ou global. Os resultados alcançados validaram a importância de se estabelecer instrumentos que confiram diretrizes e padrões às atividades realizadas pela Ascom e por outros setores da universidade. Como adendo, constatou-se que as problemáticas observadas na comunicação organizacional da Ufal, sob a condução da Ascom, transcendem a delimitação da presente investigação, pois o setor não dispõe de documentos normativos que estabeleçam diretrizes institucionais ao próprio funcionamento. Entretanto, atendo-se ao escopo do trabalho, a fim de minimizar as problemáticas da divulgação científica, visto que os maiores problemas observados estão vinculados à ausência de normas e definições, o produto técnico-tecnológico apresentado constitui uma Proposta de Procedimento de Divulgação Científica a fim de contribuir para a institucionalização do processo conduzido pela Ascom em parceria com a Propep, com os pesquisadores da Ufal e com a imprensa. Dessa maneira, este estudo visa oferecer contribuições para padronizar o fluxo da divulgação científica, potencializar o diálogo com a sociedade, restabelecer a imagem institucional da universidade pública e orientar outros estudos que investiguem processos semelhantes.

Presidente - 2138454 - JOSE RODOLFO TENORIO LIMA
Externa à Instituição - ALESSANDRA CABRAL NOGUEIRA LIMA - UFS
Externa à Instituição - ANDREA YUMI SUGISHITA KANIKADAN - UNILAB
Notícia cadastrada em: 05/06/2022 16:58