Banca de QUALIFICAÇÃO: DJALMA RODOLFO DA SILVA LOS

DISCENTE : DJALMA RODOLFO DA SILVA LOS
DATA : 01/09/2022
LOCAL: online

GESTÃO ACADÊMICA E ADMINISTRATIVA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL: O PAPEL DO COLEGIADO DE CURSO DE GRADUAÇÃO

Gestão Acadêmica; Gestão Administrativa; Colegiado de Curso de Graduação; Instituições de Ensino Superior.

As universidades são organizações complexas e singulares no que diz respeito ao seu funcionamento e gestão, possuindo estrutura organizacional própria e objetivos ambíguos. No interior dessas instituições são desenvolvidas, simultaneamente e por vezes de forma integrada, atividades de natureza acadêmica, relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão, e atividades administrativas, de caráter mais burocrático e procedimental, que dão suporte e legitimam as ações pedagógicas. Além disso, a multiplicidade de setores e instâncias que detêm poder de decisão, bem como o elevado grau de especialização e autonomia de seus atores, tornam os processos de tomada de decisão das universidades imprevisíveis e incertos, provocando dúvidas a respeito das funções e papéis de diversas instâncias acadêmicas e administrativas. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar o papel dos Colegiados de Curso na gestão acadêmica e administrativa dos cursos de graduação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca, levando em consideração suas especificidades e limitações. Para tal, serão coletados dados por meio da análise de documentos institucionais da UFAL e de entrevistas semiestruturadas com membros efetivos dos colegiados de curso. Para a análise de tais dados será aplicada a técnica de análise de conteúdo.

Presidente - 3152151 - MILKA ALVES CORREIA BARBOSA
Interno - 2138454 - JOSE RODOLFO TENORIO LIMA
Externa à Instituição - MYRNA SUELY SILVA LORETO - UFPE
Externa à Instituição - ALESSANDRA CABRAL NOGUEIRA LIMA - UFS