Banca de QUALIFICAÇÃO: JOYCE TENORIO PADILHA DA SILVA

DISCENTE : JOYCE TENORIO PADILHA DA SILVA
DATA : 31/10/2022
LOCAL: A Banca será realizada de forma remota

GERENCIAMENTO DAS TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS DA UNIÃO: ANÁLISE DA EFICIÊNCIA EM MUNICIPIOS ALAGOANOS.

Transferências Voluntárias, Estado de Alagoas, Gerenciamento de Projetos, Análise Envoltória de Dados, Região Metropolitana do Agreste

As Transferências Voluntárias da União se tornaram instrumentos importantes para o desenvolvimento dos municípios, principalmente quando considerado que a grande maioria dos municípios brasileiros não conseguem se manter só com a arrecadação própria, nesse cenário que através das TVUs, esses municípios conseguem viabilizar grandes obras e benfeitorias para a população local. No entanto, nos deparamos com a problemática proposta nesse estudo que é o mal gerenciamento desses recursos, que ocasiona atrasos nas conclusões do objeto proposto para o recebimento dessas TVUs, como também pode gerar uma prestação de contas inconsistente ou reprovada que gera ainda mais transtornos para o município e os munícipes. Para análise desse cenário no estado de Alagoas, a amostra escolhida foram os municípios da Região Metropolitana do Agreste, por ser a segunda maior do estado e ter crescido consideravelmente nos últimos anos. A metodologia escolhida para analisar a eficiência do gerenciamento desses recursos no estado, será através da Análise Envoltória de Dados (DEA), como forma de evidenciar os municípios que estão ou não obtendo resultados eficientes na aplicação desses recursos, após essa análise, será proposto um projeto de intervenção que poderá servir como norteador para aprimorar o gerenciamento desses recursos.

Presidente - 1499500 - BRUNO SETTON GONCALVES
Externo à Instituição - JOSÉ RICARDO DE SANTANA - UFS
Externa à Instituição - JUSSARA MARIA MORENO JACINTO - UFS
Notícia cadastrada em: 28/09/2022 10:04