Banca de QUALIFICAÇÃO: DIOGO OLIVEIRA BRAZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIOGO OLIVEIRA BRAZ
DATA : 25/10/2022
LOCAL: https://meet.google.com/imf-psmu-xiq

A POLÍTICA CULTURAL DA UFAL E A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS DE CULTURA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

políticas culturais; plano de cultura; universidades; teoria institucional.

As universidades sempre contribuíram para o fortalecimento cultural da humanidade e vêm se constituindo num importante espaço para o desenvolvimento de políticas culturais. Embora ainda pequena, percebe-se uma crescente mobilização entre as universidades federais brasileiras para a formulação de políticas específicas para a área. A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi uma das instituições que passaram recentemente por esse processo. Considerando que discutir a relação universidade, cultura e política cultural é essencial para a sobrevivência da instituição universitária, esta pesquisa tem o objetivo de analisar o processo de formulação da Política Cultural da Ufal e sua relação com a estruturação do campo das políticas públicas de cultura das universidades federais do Brasil. Para isso, o institucionalismo surge como uma lente teórica adequada, visto que seus construtos possibilitam uma compreensão ampla das instituições, considerando o contexto ambiental, a relação dessas instituições com os indivíduos e outras instituições: fatores importantes de se considerar ao analisar as escolhas envolvidas na formulação de políticas públicas. Assim, será realizado um levantamento documental junto às universidades federais do Brasil e entrevistas semiestruturadas com servidores e servidoras que participaram da formulação da Política Cultural da Ufal, analisadas pelo método da Análise de Conteúdo, baseada em Bardin, para atender aos objetivos deste estudo.

Presidente - 1582259 - RODRIGO GAMEIRO GUIMARES
Interno - 2138454 - JOSE RODOLFO TENORIO LIMA
Interna - 3152151 - MILKA ALVES CORREIA BARBOSA
Externa à Instituição - ROSIMERI DE FÃTIMA CARVALHO DA SILVA - UFRGS