Banca de DEFESA: RENATA TENORIO DE AMORIM

DISCENTE : RENATA TENORIO DE AMORIM
DATA : 27/10/2022
LOCAL: https://meet.google.com/dwq-xvsp-csh

PÓS-GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS: UMA PROPOSTA DE APOIO PARA NOVOS COORDENADORES

Gestão universitária, coordenadores de curso, programas de pós-graduação, stricto sensu.

Uma gestão bem executada é fundamental para o desenvolvimento de qualquer instituição. Nos centros públicos de ensino superior do Brasil, os ocupantes desses cargos são docentes, que, em geral, não possuem formação para atuar em gestão. Esta pesquisa pretende investigar como orientar os novos coordenadores de Programas de Pós-Graduação (PPG’s) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) acerca das principais atribuições, responsabilidades e fluxos de trabalho envolvidos na execução do cargo. Para isso, visa detectar na literatura qual o impacto da ausência de uma formação específica nas gestões de universidades; identificar o perfil dos coordenadores dos PPG’s da Ufal; mapear quais as atribuições desses coordenadores e descrever os principais processos que competem ao cargo.

Presidente - 1499500 - BRUNO SETTON GONCALVES
Interno - 286606 - REGINALDO SOUZA SANTOS
Externo ao Programa - 1121375 - WALTER MATIAS LIMA
Externa à Instituição - ANDREA CARDOSO VENTURA - UFBA