Banca de DEFESA: DJALMA RODOLFO DA SILVA LOS

DISCENTE : DJALMA RODOLFO DA SILVA LOS
DATA : 10/04/2023
LOCAL: online

GESTÃO ACADÊMICA E ADMINISTRATIVA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL: O PAPEL DO COLEGIADO DE CURSO DE GRADUAÇÃO

Gestão Acadêmica; Gestão Administrativa; Colegiado de Curso de Graduação; Instituições de Ensino Superior.

O presente estudo buscou analisar o papel dos Colegiados de Curso na gestão acadêmica e administrativa dos cursos de graduação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca. Para tanto, foram identificadas, descritas e discutidas as características estruturais e de gestão do Campus Arapiraca, as atribuições acadêmicas e administrativas que são previstas para a atuação dos Colegiados de Cursos de graduação na UFAL, as atribuições acadêmicas e administrativas desempenhadas por esses órgãos no contexto do Campus Arapiraca, bem como as especificidades dos seus processos de tomada de decisão. Na condução da pesquisa, optou-se por uma abordagem qualitativa com perspectiva exploratória e descritiva. A coleta de dados se deu por meio da técnica de análise documental, entrevistas semiestruturadas e observação participante. Para a análise de tais dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016), sistematizada em cinco categorias de análise: Estrutura Organizacional, Orientações Normativas, Gestão Acadêmica, Gestão Administrativa e Tomada de Decisão. Os resultados revelaram que os diferentes modelos organizacionais se fazem presentes e impactam diretamente na atuação e nos processos de tomada de decisão dos Colegiados de Cursos, ao tempo que contribuem para uma melhor compreensão da realidade institucional desses órgãos. No exercício das funções dos colegiados, verificou-se uma maior prevalência das atribuições administrativas/burocráticas, indicando uma distorção em seu funcionamento. Além disso, os diversos modelos, somados às diferentes concepções e múltiplos objetivos e interesses, determinam desempenhos e papéis também diferenciados para os Colegiados de Cursos de graduação. Contudo, o papel de maior relevância e que mais se aproxima do ideário institucional é aquele que demonstra um maior equilíbrio entre as atribuições acadêmicas e administrativas desenvolvidas.

Presidente - 3152151 - MILKA ALVES CORREIA BARBOSA
Interno(a) - 2138454 - JOSE RODOLFO TENORIO LIMA
Externo(a) à Instituição - ALESSANDRA CABRAL NOGUEIRA LIMA - UFS
Externo(a) à Instituição - MYRNA SUELY SILVA LORETO - UFPE