Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA THEREZA PONTES ROLIM

DISCENTE : MARIA THEREZA PONTES ROLIM
DATA : 27/09/2023
LOCAL: FEAC - TEAMS

PROPOSTA DE NUDGES: uma análise para melhoria do desempenho acadêmico dos estudantes em retenção da Pró-reitoria estudantil da Ufal

Economia Comportamental, Assistência Estudantil, Rendimento acadêmicos, Nudge.

A educação é um pilar fundamental para a emancipação humana. Quando se trata da Educação superior a função se amplia ao possibilitar as bases para o desenvolvimento socioeconômico da nação.  Nesse contexto, a assistência estudantil foi criada como uma ferramenta que tem por finalidade oferecer subsídios aos estudantes que ocupam a parcela da população historicamente excluída. Enquanto suporte ao estudante, busca auxiliá-lo para que consiga concluir seu curso, contribuindo na superação dos obstáculos particulares e gerais, o quais podem levá-lo ao baixo rendimento acadêmico e a evasão. Este trabalho propõe uma ação de baixo custo, considerando os recursos limitados da administração pública. Uma intervenção baseada na Economia Comportamental (EC), por meio da sugestão de aplicação de nudge (um “empurrãozinho”) para melhor tomada de decisão dos estudantes bolsistas da assistência estudantil da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) que estão com baixo desempenho acadêmico. Para isso, esta pesquisa apresenta como objetivo identificar os nudges mais compatíveis para melhorar a atuação dos estudantes na Proest. Para tal, o estudo será dividido em duas etapas:  a análise dos documentos da assistência estudantil que apresentam os motivos apontados pelos estudantes para o seu baixo rendimento acadêmico, estabelecendo categorizações para estas justificativas à luz dos preceitos da economia comportamental; e a identificação de padrões comportamentais que prejudicam na tomada de decisão dos estudantes, possibilitando a indicação de aplicação e o tipo de nudge a ser utilizado. A metodologia escolhida para o tratamento de dados coletados será a análise de conteúdo por categoria e suas técnicas sistematizadas, com auxílio de software de análise qualitativa. O desenho de seu referencial teórico permite uma exploração pelo campo da economia comportamental, a partir do tópico 2.1. O que abrange a compreensão das limitações da racionalidade humana, como explicada no tópico 2.1.1, e, por consequência, as tomadas de decisão podem ser influenciadas por heurísticas (atalhos mentais) e vieses (tendências ao erro), apresentadas no 2.1.2. Considerando essas características humanas, os nudge são conceituados e apresentados como instrumentos que direcionam o indivíduo a boas escolhas, podendo fazer uso de heurísticas e vieses para isso - tópico 2.1.3. Esses empurrõezinhos podem ser aplicados através de políticas eficazes, como as evidências empíricas discutidas nesse trabalho – tópico 2.2.1. Espera-se que este estudo possibilite a identificação dos fatores que afetam e interferem no desempenho acadêmico, permitindo correlacioná-los com barreiras comportamentais que impactam o rendimento desses bolsistas. Isso apontaria para possibilidades de intervenções baseadas em nudge, tais como a utilização de normas sociais para influenciar o comportamento ou da heurística da disponibilidade para aumentar a exposição a recursos de apoio acadêmico da Universidade. Por fim, acreditamos que esta pesquisa possa contribuir para aprimorar a eficácia das políticas públicas de educação, proporcionando melhores resultados acadêmicos para os estudantes em situação de vulnerabilidade social.

Presidente - 1454996 - LUCIANA PEIXOTO SANTA RITA
Interno(a) - 1365875 - RODRIGO VICENTE DOS PRAZERES
Externo(a) à Instituição - NAPIÊ GALVÊ ARAÚJO SILVA - UFERSA
Externo(a) à Instituição - NELSIO RODRIGUES DE ABREU - UFPB