Banca de QUALIFICAÇÃO: ALUISIO NORBERTO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALUISIO NORBERTO DOS SANTOS
DATA : 31/10/2023
LOCAL: https://meet.google.com/rgd-pexr-zdi

POLÍTICA ESTUDANTIL NA UFAL: AVALIAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (PNAES) DO CAMPUS DO SERTÃO

Assistência Estudantil; Desempenho Acadêmico; Permanência Estudantil; Pnaes.

Este projeto tem como objetivo geral avaliar o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) quanto ao desempenho acadêmico dos estudantes inseridos na bolsa Pró-graduando do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas, analisando o perfil de retenção, evasão e conclusão. O Pnaes objetiva: democratizar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal; minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão da educação superior; reduzir as taxas de retenção e evasão; e contribuir para a promoção da inclusão pela educação, estabelecidos no Decreto nº 7.234/2010. Para atingir os objetivos, a metodologia será baseada na pesquisa quantitativa, bibliográfica e documental. O recorte temporal da pesquisa contemplará os estudantes matriculados nos anos de 2010 a 2016. Esse período se justifica devido à implantação do Campus do Sertão e do Pnaes ter ocorrido em 2010. Para os dados coletados no sistema acadêmico, calcular-se-á a média aritmética dos participantes da pesquisa, fazendo uso do programa Statistical Package for the Social Science (SPSS), além de planilhas e gráficos do Excel. Com o resultado da pesquisa, elaborar-se-á um produto de monitoramento por meio de um protocolo, a ser sugerido à UFAL, para inserção no sistema acadêmico.

Presidente - 1582259 - RODRIGO GAMEIRO GUIMARAES
Interno(a) - 1114479 - MADSON BRUNO DA SILVA MONTE
Externo(a) à Instituição - SUELI MARIA GOULART SILVA - UFRGS
Notícia cadastrada em: 26/10/2023 11:22