A CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GENÉTICA MOLECULAR NA PERSPECTIVA INTERACIONISTA
O presente projeto apresenta como proposta de estudo a implantação e avaliação de práticas pedagógicas focadas na construção de modelos didáticos que sejam capazes de explicar fenômenos genéticos, consubstanciando, dessa forma, a teoria e a prática em uma perspectiva interacionista, fundamentada nas ideias de Vygotsky e na tentativa de contextualizar a genética, cujo objetivo é verificar, quantitativa e qualitativamente, se a construção e o uso de modelos didáticos contribuem para o desenvolvimento de aprendizagens significativas neste campo. Tomaremos como área de pesquisa a Escola Estadual Professor Joaquim Augusto de Noronha Filho, localizada no município dos Barreiros-PE, cujo público-alvo serão alunos do 3º ano do Ensino Médio. Serão selecionadas quatro turmas de terceiro ano, que serão submetidas a um questionário pré-teste e divididas em dois grupos: um grupo fará a construção e uso dos modelos didáticos e o outro não, sendo o grupo controle. Na sequência, os dois grupos serão submetidos às avaliações por meio de questionários pós-teste sobre os conteúdos de genética molecular envolvidos na pesquisa para análise de suas respostas e posterior comparação dos resultados quantificados, sendo possível mensurar se os objetivos propostos foram alcançados.
modelo didático, genética molecular, interacionismo.