Banca de DEFESA: FABIANA AGUIAR DE MATOS

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: FABIANA AGUIAR DE MATOS
DATA: 03/07/2019
LOCAL: sala 20

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS (SD): ELABORAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Este estudo buscou à construção de sequências didáticas, com conteúdo de Biologia Celular e elaboração de modelos didáticos pelos alunos, visando um melhor entendimento dos conceitos estudados pelos estudantes. Trata - se de um estudo demonstrativo – investigativo, essa metodologia consiste em demonstrar um fenômeno confrontando o conhecimento por meio de perguntas provocativas, construção de hipóteses e elaboração de modelos didáticos, possuindo caráter experimental, com coleta de dados e análise estatística descritiva, baseia-se na Pesquisa-ação. O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola estadual da cidade de Paulo Afonso, na Bahia, especificamente com alunos do 1º ano do Ensino Médio. Os critérios escolhidos para a escolha do local da pesquisa foram: a) escola pública estadual; b) escola onde o professor/pesquisador leciona a disciplina de Biologia. Foi aplicada uma sequência didática intitulada Célula em duas turmas, cada uma com aproximadamente 26 alunos em média, com tamanho de amostra de 52 indivíduos, com faixa etária de 14 a 18 anos. Entretanto, uma dificuldade encontrada foi o alto índice de infrequência dos alunos e alguns abandonos o que fez flutuar essa amostra. A SD é constituída em cinco etapas sendo elas: 1) Avaliação diagnóstica, momento de buscar saber qual o grau de entendimento dos estudantes sobre o assunto que será abordado em sala de aula, 2) Exploração do conceito, hora de formular um problema ou uma questão a ser investigada 3) Levantamento de hipóteses, momento de fazer levantamento de informações sobre o assunto e formular hipóteses, para responder à problematização 4) Solução de problemas, momento de realização do experimento como forma de responder às hipóteses levantadas anteriormente, analisar os resultados e estabelecer conclusões; onde será realizada a elaboração do modelo didático e 5) Avaliação de aprendizagem, momento de verificação, pois em todo processo de aprendizagem, a avaliação é essencial. Assim, hipotetizamos que o uso da sequência didática auxilia na inter-relação professor-aluno, sendo uma estratégia eficiente no desenvolvimento de pensamento crítico nos alunos e estimula o potencial criativo com a confecção de material ou estratégias inovadoras para o ensino. O objetivo geral foi construir sequências didáticas (SD) onde haja elaboração de modelos didáticos como estratégia pedagógica nas aulas de biologia do 1º ano do ensino médio e como objetivo específicos focamos na aplicação de uma das sequências didáticas em duas turmas de biologia do 1º ano do ensino médio, verificar a aprendizagem dos alunos através de testes, fazer uma exposição dos modelos didáticos elaborados e criar uma cartilha com as sequências didáticas. Os resultados foram avaliados qualitativamente e representados por tabelas, revelando um impacto muito positivo da sequência didática na aprendizagem. Ao final do estudo observou-se que os alunos mostraram maior compreensão dos conceitos trabalhados, identificando estruturas básicas das células, de modo que foram beneficiados pelo uso de inovações didáticas em sala de aula contribuindo assim, com a melhoria no processo ensino- aprendizagem. Ademais, os modelos didáticos foram expostos na escola, para os alunos das outras turmas. Pretende-se também motivar os demais professores na dinamização de suas aulas permitindo o acesso aos modelos e à cartilha que foi confeccionada. Este estudo foi submetido à Plataforma Brasil/CEP para fins de pesquisa de campo, sendo aprovado sob parecer nº 2.648.847.

PALAVRAS-CHAVE:

Estratégia pedagógica – Aprendizagem significativa – sala de aula

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

Interno(a) - 1645285 - DANIELE GONCALVES BEZERRA
Interno(a) - 1974414 - OLAGIDE WAGNER DE CASTRO
Externo(a) à Instituição - ELIANE MARIA DE SOUZA NOGUEIRA - UFBA
Notícia cadastrada em: 27/06/2019 11:11
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 28/03/2024 16:24