PENSAR BIOLOGICAMENTE É PENSAR EVOLUTIVAMENTE: jogo didático como facilitador da aprendizagem dos conhecimentos em Biologia Evolutiva e seleção natural, com base na Teoria da Aprendizagem Significativa.
A razão da importância do estudo de Evolução está no fato de que o pensamento evolutivo é o eixo organizador do conhecimento biológico. A Evolução é o conteúdo central de toda a Biologia, sem o qual, ela não tem sentido. É necessário encontrar estratégias que transformem as aulas em algo mais atrativo e dinâmico para os alunos. Usando a perspectiva da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, o conhecimento prévio do aluno deve interagir com os novos conceitos que serão construídos no âmbito da sala de aula. Esse trabalho propõe a confecção e teste de um jogo de tabuleiro pedagógico como estratégia de ensino, com alunos de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual no município de Santana do Ipanema- AL. A estratégia será um jogo de tabuleiro intitulado “Pensar biologicamente é pensar evolutivamente”, onde os alunos representarão populações de serpentes que serão expostas às modificações do ambiente e terão suas populações alteradas quantitativamente. Esse jogo valorizará a integração da Evolução com fatos já conhecidos e assimilados pelos alunos, como facilitadores do ensino-aprendizagem, permitindo a fixação e assimilação dos conteúdos através de estratégia lúdica.
Evolução; jogo didático; aprendizagem significativa.