SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UM INSTRUMENTO FACILITADOR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE BOTÂNICA
A pesquisa foi motivada pelo fato de perceber que o estudo da Botânica não desperta o
interesse da maioria dos discentes e o quanto isso tem relação com a prática dos docentes. É
preciso discussões relevantes para a valorização do estudo botânico no currículo escolar. E a
necessidade de se ter mecanismos que dinamize e fortaleça o ensino. O presente estudo tem
por objetivo verificar as dificuldades encontradas pelos professores e estudantes da rede
pública de ensino durante a abordagem do ensino de Botânica e testar a utilização da
sequência didática como mecanismo para permitir um ambiente de reflexão da prática docente
e facilitar o processo de aprendizagem do discente. A metodologia deste projeto de pesquisa
apresentará uma abordagem quantitativa e qualitativa, quanto à natureza será do tipo aplicada,
quanto aos fins é descritiva e quanto aos procedimentos terá caráter experimental. Será
utilizado para este estudo a aplicação de questionários para fazer um diagnóstico das reais
dificuldades encontradas pelos envolvidos no espaço escolar. E será testada a utilização de
uma sequência didática com a finalidade de facilitar a assimilação dos conceitos botânicos
pelos estudantes e acrescentar estratégias de ensino de Botânica na prática docente. E com
isso haverá um ganho de conhecimento para a docência, contribuindo para melhoria do ensino
na Educação Básica.
Estratégias didáticas, Educação Básica, Dificuldades