Banca de DEFESA: CAIO RODRIGO MOURA SANTOS

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: CAIO RODRIGO MOURA SANTOS
DATA: 24/07/2019
LOCAL: Sala 20 ou no LCCV

EXPERIMENTAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM ESCOLAS DE ÁREAS RURAIS NO NORDESTE DO BRASIL

O ensino de ecologia do ensino médio tem caminhado para uma abordagem cada vez mais superficial de conceitos e fenômenos, muitas vezes, bem distantes da realidade dos alunos. Isso acaba promovendo uma aprendizagem simplista desse conteúdo, dificultando a compreensão do funcionamento dos sistemas ecológicos de forma integrada e, consequentemente, gerando confusões conceituais e concepções ecológicas equivocadas. A presente proposta de pesquisa tem como objetivo propor e avaliar a utilização de experimentos em ecologia dentro de uma sequência didática para a melhoria do ensino de ecologia dos alunos de uma escola rural. Partindo de uma abordagem construtivista, iremos verificar a aprendizagem de alunos do ensino médio num contexto de escola rural sobre conteúdos de ecologia, buscando integrar o Conhecimento Ecológico Local (LEK) desses alunos à aprendizagem de conceitos científico. Dessa forma, iremos desenvolver experimentos em ecologia que possibilitem maior eficácia do ensino por meio da reflexão sobre os fatores ambientais que podem influenciar na viabilidade de espécies de plantas em sistemas agrícolas e sistemas naturais. Tais experimentos utilizarão conceitos básicos sobre dinâmica populacional aplicados em cultivos agrícolas para observar a viabilidade dessas populações in locu e realizar comparações com o desenvolvimento de comunidades ecológicas naturais, permitindo assim, uma abordagem integradora entre o homem e o ambiente.

PALAVRAS-CHAVE:

Educação, agroecologia, construtivismo

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

Presidente - 400800 - VANDICK DA SILVA BATISTA
Interno(a) - 2568449 - JORGE LUIZ LOPES DA SILVA
Externo(a) à Instituição - MARIA OLÍVIA DE ALBUQUERQUE RIBEIRO SIMÃO - UFAM
Notícia cadastrada em: 08/07/2019 16:26
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 19/04/2024 10:33