SEXUALIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR: AÇÕES LÚDICAS NO PROCESSO DE
EDUCAÇÃO SEXUAL
Discussões no âmbito escolar acerca de elementos que compõe a sexualidade são de
extrema importância, em especial no ensino médio que dispõe de público adolescente que
estão passando por abruptas alterações hormonais. Nesta fase da vida, aumenta a
necessidade de orientação sexual qualificada, saudável e holística, abordando aspectos
comportamentais, sociais e culturais. Dessa forma os anseios dos jovens, que por muitas
vezes se escondem no íntimo do pensamento, gerando dúvidas poderão ser atendidas,
discutidas e rediscutidas de forma mais ampla e satisfatória. O presente estudo busca dar
suporte de forma lúdica a questionamentos delicados que ainda possam representar um
tabu para muitos adolescentes, carentes de dialogo no âmbito familiar construindo muitas
vezes conhecimento empírico equivocado o que pode expô-los a Infecções Sexualmente
Transmissíveis (ISTs) e gravidez indesejada. Além disso, estas ações resultam em
conscientização e passa a ser uma forma de disseminar a importância da orientação sexual
na sala de aula, analisando o contexto histórico e social dos adolescentes que por natureza
dispõe de conhecimentos que necessitam de orientação apropriada. Nesse sentido, o uso de
metodologias que auxiliem no aprendizado do aluno é indispensável, sendo esta
acompanhada e orientanda na construção de uma identidade sexual consciente,
responsabilizando-se por suas ações e escolhas. Diante desse cenário, o presente estudo
tem como objetivos desenvolver jogos lúdicos que serão realizados nas atividades de
educação e orientação sexual, além de produzir um canal que propague as informações que
serão trabalhadas sobre o tema sexualidade com professores, pais e alunos.
Sexualidade, adolescentes, orientação sexual.