ENSINO EXPLÍCITO DE BIOLOGIA: ESTRATÉGIA PARA O ENSINO MÉDIO
O Ensino Explícito é uma abordagem de ensino baseada na fragmentação do conhecimento a
ser construído, iniciando do mais simples para o mais complexo, a fim de evitar a sobrecarga
de informação, o que torna o ensino ineficaz. O presente estudo pretende analisar a viabilidade
do Ensino Explícito como estratégia metodológica para o ensino de Biologia Celular na 1ª série
do Ensino Médio em duas escolas estaduais, Tarcísio Soares Palmeira e Ana Lins, localizadas
em São Miguel dos Campos/AL. Contudo, serão realizadas abordagem de tópicos de Biologia
Celular para oito turmas de 25 alunos. Em quatro turmas o conteúdo será abordado através do
Ensino Explícito enquanto nas outras quatro, grupo controle, utilizaremos a didática tradicional,
no início de cada aula será aplicado um pré-teste, com questões objetivas e discursivas, para
sondar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre os conteúdos e, ao final, aplicar-se-á um
pós-teste, cuja finalidade é verificar se houve aumento de conhecimento. Esse procedimento se
repetirá na turma controle, uma vez que a comparação entre as duas turmas nos evidenciará
resultados que podem corroborar ou refutar a hipótese de que o Ensino Explícito poderá
aumentar potencialmente a aprendizagem dos conteúdos de Biologia. Os dados serão coletados
e analisados utilizando o método misto de pesquisa, estabelecendo um mapeamento entre o
antes e o depois da aplicação da aula, bem como o diagnóstico, a percepção, a participação, do
aluno, suas interações, emoções e o processos de aquisição e retenção do conhecimento.
Ensino Explícito, Ensino de Biologia, Aprendizagem.