Banca de DEFESA: MAVIAEL LUCAS DA SILVA

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: MAVIAEL LUCAS DA SILVA
DATA: 29/08/2019
LOCAL: sala 20

A GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CONTEMPORÂNEO EM AULAS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO

Este projeto de pesquisa oferece um conceito para o fenômeno da gamificação e analisa algumas formas de inserção da didática gamificada em ambientes educacionais como alternativa aos modelos tradicionais de ensino e aprendizagem, como aulas meramente expositivas, por exemplo. Atualmente a inserção de elementos advindos dos jogos é objeto de estudo de diversos segmentos desde o meio empresarial ao educacional e vem demonstrando-se uma grande aliada na melhoria dos processos envolvidos em todos os setores como engajamento, rendimento e motivação daqueles que estão submetidos à esse fenômeno. O presente estudo tem como objetivo utilizar a gamificação como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem contemporâneo em aulas de biologia do ensino médio. A partir disso o presente trabalho busca, de forma qualitativa, experimentar meios educacionais gamificados dentro do contexto escolar como forma de aumentar rendimento dos estudantes em aulas de biologia no ensino médio. Espera-se que ao final do projeto haja um impacto direto sobre o rendimento do público alvo dessa pesquisa (estudantes), no que diz respeito ao engajamento, motivação, cooperação e consequentemente nas notas obtidas a cada bimestre.

PALAVRAS-CHAVE:

gamificação, jogos, aprendizagem, rendimento, motivação, ambientes escolares

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

Interno(a) - 1645285 - DANIELE GONCALVES BEZERRA
Externo(a) ao Programa - 1670139 - MARIA LUSIA DE MORAIS BELO
Interno(a) - 400800 - VANDICK DA SILVA BATISTA
Notícia cadastrada em: 28/08/2019 10:48
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 28/03/2024 22:46