Banca de DEFESA: JANAINA DA SILVA ALBUQUERQUE NUNES



Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: JANAINA DA SILVA ALBUQUERQUE NUNES
DATA: 30/10/2020
HORA: 14:30
LOCAL: sala remota google meet link meet.google.com/gtp-amvu-mpx
TÍTULO:

APRENDIZAGEM DE INVERTEBRADOS EM TEMPOS DE PANDEMIA


RESUMO:

Os invertebrados constituem um grupo diversificado de animais, distribuídos em vários habitats, exibindo importância no ambiente onde vivem, sendo estudados em um campo relevante da Biologia, a Zoologia. O estudo desses animais na escola nem sempre é sinônimo de aprendizagem, pois muitas vezes o conteúdo é transmitido somente de forma tradicional, expositiva e resumida, sem dinamismo e estímulo para o estudo, o que faz com que muitos alunos se desmotivem diante das aulas. Nesse contexto, torna-se difícil promover aprendizagem eficiente, pois quando se relaciona os invertebrados em uma aula, seria prazeroso utilizar estratégias de ensino que chamem a atenção do aluno, aproximando-o do assunto transmitido. Esse estudo visa estimular a aprendizagem dos alunos da 2ª série do Ensino Médio, sobre o conteúdo dos invertebrados. A pesquisa ocorreu em uma escola da rede pública estadual de Alagoas, através do uso de uma sequência didática, aplicada à distância, sobre os invertebrados dos filos dos Cnidários, dos Moluscos e dos Anelídeos, obtendo-se os dados da aprendizagem através de questionários e acompanhamento em todas as etapas da sequência. Duas turmas receberam os questionários, através do Google Formulários, com aplicação antes e depois das aulas “on-line”, para verificar o conhecimento que os alunos já possuem sobre o assunto, como também para verificar se a sequência didática estimula a aprendizagem sobre os invertebrados estudados. A sequência didática possui 4 etapas: (1) questionário pré-atividades, (2) videoaulas e aulas “on-line”, (3) desafios em redes sociais sobre o conteúdo e (4) questionário pós atividades. Os dois questionários possuem questões diferentes. A análise de dados para os dois questionários está baseada em categorias, comparando-se os conhecimentos prévios e promovendo correções quanto a conceitos errados, quando necessário. A verificação da aprendizagem estará baseada na comparação entre categorias dos questionários antes e após as atividades, bem como no acompanhamento das turmas em todas as etapas da sequência didática. Espera-se que ao final da aplicação do produto, os alunos sintam-se estimulados por diferentes ferramentas utilizadas para instigar a aprendizagem, ponto alvo a ser atingido pelos professores.


PALAVRAS-CHAVE:

Ensino; Zoologia; Sequência Didática.


PÁGINAS: 66
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1121197 - HILDA HELENA SOVIERZOSKI
Interno(a) - 1974414 - OLAGIDE WAGNER DE CASTRO
Externo(a) à Instituição - LEANDRO MANZONI VIEIRA - UFPE
Notícia cadastrada em: 19/10/2020 17:16
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