Banca de DEFESA: JANAINA DA SILVA ALBUQUERQUE NUNES

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: JANAINA DA SILVA ALBUQUERQUE NUNES
DATA: 30/10/2020
LOCAL: sala remota google meet link meet.google.com/gtp-amvu-mpx

APRENDIZAGEM DE INVERTEBRADOS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Os invertebrados constituem um grupo diversificado de animais, distribuídos em vários habitats, exibindo importância no ambiente onde vivem, sendo estudados em um campo relevante da Biologia, a Zoologia. O estudo desses animais na escola nem sempre é sinônimo de aprendizagem, pois muitas vezes o conteúdo é transmitido somente de forma tradicional, expositiva e resumida, sem dinamismo e estímulo para o estudo, o que faz com que muitos alunos se desmotivem diante das aulas. Nesse contexto, torna-se difícil promover aprendizagem eficiente, pois quando se relaciona os invertebrados em uma aula, seria prazeroso utilizar estratégias de ensino que chamem a atenção do aluno, aproximando-o do assunto transmitido. Esse estudo visa estimular a aprendizagem dos alunos da 2ª série do Ensino Médio, sobre o conteúdo dos invertebrados. A pesquisa ocorreu em uma escola da rede pública estadual de Alagoas, através do uso de uma sequência didática, aplicada à distância, sobre os invertebrados dos filos dos Cnidários, dos Moluscos e dos Anelídeos, obtendo-se os dados da aprendizagem através de questionários e acompanhamento em todas as etapas da sequência. Duas turmas receberam os questionários, através do Google Formulários, com aplicação antes e depois das aulas “on-line”, para verificar o conhecimento que os alunos já possuem sobre o assunto, como também para verificar se a sequência didática estimula a aprendizagem sobre os invertebrados estudados. A sequência didática possui 4 etapas: (1) questionário pré-atividades, (2) videoaulas e aulas “on-line”, (3) desafios em redes sociais sobre o conteúdo e (4) questionário pós atividades. Os dois questionários possuem questões diferentes. A análise de dados para os dois questionários está baseada em categorias, comparando-se os conhecimentos prévios e promovendo correções quanto a conceitos errados, quando necessário. A verificação da aprendizagem estará baseada na comparação entre categorias dos questionários antes e após as atividades, bem como no acompanhamento das turmas em todas as etapas da sequência didática. Espera-se que ao final da aplicação do produto, os alunos sintam-se estimulados por diferentes ferramentas utilizadas para instigar a aprendizagem, ponto alvo a ser atingido pelos professores.

PALAVRAS-CHAVE:

Ensino; Zoologia; Sequência Didática.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

Presidente - 1121197 - HILDA HELENA SOVIERZOSKI
Interno(a) - 1974414 - OLAGIDE WAGNER DE CASTRO