Banca de DEFESA: BÁRBARA MARIA FERREIRA CANUTO

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: BÁRBARA MARIA FERREIRA CANUTO
DATA: 25/11/2020
LOCAL: Virtual (google meet)

O uso dos insetos como ferramenta pedagógica para o ensino de Ecologia a partir da visão etnobiológica

A Etnobiologia vem sendo reconhecida ao longo dos anos como peça importante para o desenvolvimento do conhecimento científico. Envolvê-la no processo de ensino-aprendizagem é uma tarefa necessária, mas precisa acontecer de forma coerente. Ausubel(1982) defendia em seus estudos a importância da aprendizagem significativa, que a evolução do conhecimento dar-se-á a partir da interação de novas ideias com conceitos já existentes na estrutura cognitiva.  A Entomologia, ciência que estuda os insetos, pode ser trabalhada de forma contextualizada com outros conteúdos, também essenciais para o Ensino de Biologia, assim como Ecologia e Evolução. O objetivo do presente trabalho é utilizar levantamentos etnobiológicos sobre os insetos da região e pequenos experimentos, dando impulso a iniciação a pesquisa científica, realizada pelos docentes. A partir disso, os insetos poderão ser usados como ferramentas e/ou estratégias didáticas para aulas no Ensino Médio. Como produto da pesquisa será produzida uma cartilha com instruções sobre a produção da pesquisa que obterá o levantamento etnobiológico sobre insetos e a sequência didática, que se dará para apresentação dos dados; desconstrução de conceitos equivocados, como a visão sobre os insetos como “praga”; conscientização e preservação desses seres vivos; cadeias alimentares e outros conteúdos. Este trabalho será realizado na única escola estadual de Taquarana-Al, por alunos do 2º Ano do Ensino Médio e terá como avaliação uma comparação do desempenho entre duas turmas, onde uma turma continuará com o ensino tradicional, utilizando apenas aulas expositivas, enquanto na outra turma serão aplicadas as sequências didáticas produzidas e desenvolvidas nessa pesquisa abordada. Logo, será apresentada uma estratégia alternativa de ensino, dando ênfase ao conhecimento preexistente comum da realidade dos docentes, tornando a aprendizagem um processo mais real.

PALAVRAS-CHAVE:

Ensino. Etnobiologia. Iniciação a Pesquisa Científica. Insetos

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

Presidente - 1544082 - MARCOS VINICIUS CARNEIRO VITAL
Interno(a) - 2568449 - JORGE LUIZ LOPES DA SILVA
Externo(a) ao Programa - 1670139 - MARIA LUSIA DE MORAIS BELO BEZERRA
Notícia cadastrada em: 04/11/2020 23:33
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 23/04/2024 23:18