Banca de DEFESA: LEILANE PEREIRA DE SOUZA VERAS

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: LEILANE PEREIRA DE SOUZA VERAS
DATA: 18/11/2020
LOCAL: Sala virtual Meet - ICBS

Análise da percepção ambiental e prática educativa de alunos do ensino médio

Em um contexto de degradação ambiental faz-se necessário que as sociedades discutam e busquem alternativas viáveis para modificação de tais realidades. A educação é a principal ferramenta como possibilidade de transformação dessa realidade. O indivíduo está em constante contato com o meio, sendo relevante ampliar sua percepção sobre este, o que requer um trabalho de despertar a consciência reflexiva da responsabilidade na conservação do ambiente. Este trabalho teve como objetivo analisar a percepção que estudantes têm sobre o ambiente do qual são usuários e sugerir um roteiro de oficinas para serem aplicadas com os estudantes. A metodologia foi realizada através da coleta de dados mediante a aplicação de questionário semiestruturado aos alunos de ensino médio (1ª a 3ª série) de uma escola de Educação Básica no município de Neópolis-SE. Utilizou-se de análise quantitativa e qualitativa dos dados. A pesquisa obteve dados capazes de entender que a maioria dos estudantes percebem o ambiente ao seu redor de maneira desconexa, embora eles consigam identificar a existência de problemas ambientais na sua cidade, muitos não se sentem responsáveis por causar tais problemas, bem como não associam estes problemas a sua vida. Assim os resultados dessa pesquisa demonstram as lacunas no ensino e as dissociações do contexto ambiental para os estudantes, necessitando que a prática educativa seja melhor articulada, planejada e direcionada formando sujeitos críticos, capazes de perceber suas realidades e incitar transformações a partir do desenvolvimento dessa consciência.

PALAVRAS-CHAVE:

Educação, Percepção, Conservação

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

Presidente - 400800 - VANDICK DA SILVA BATISTA
Interno(a) - 1544082 - MARCOS VINICIUS CARNEIRO VITAL
Externo(a) à Instituição - ELIANE MARIA DE SOUZA NOGUEIRA - UNEB
Notícia cadastrada em: 05/11/2020 15:06
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 19/04/2024 20:19