Banca de DEFESA: GEORGE BERGSON CARVALHO CIRINO

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: GEORGE BERGSON CARVALHO CIRINO
DATA: 16/12/2020
LOCAL: google meet

Metodologia de Ensino Explícito Aplicada ao Tema das Organelas Citoplasmáticas

Muitos são os estudos na área de educação na tentativa de promover uma aprendizagem significativa para os discentes. Neste trabalho a metodologia do Ensino Explícito na disciplina de Biologia também quer contribuir com melhor êxito na formação do conhecimento do aluno. Nessa Teoria o Professor prepara sua aula fundamentada em três grandes momentos: 1) a preparação e o planejamento; 2) o ensino propriamente dito; 3) o acompanhamento e a consolidação. A preparação da aula vai ser realizada com o conteúdo: Organelas Citoplasmáticas. Será utilizado um número de 330 alunos do primeiro ano do ensino médio, esses alunos serão divididos em dois grupos: grupo experimental e grupo de controle. As Escolas participantes são: Escola Estadual Aristheu de Andrade, em Colônia Leopoldina – AL, Colégio Estadual Professor João Costa, em Aracaju – SE, em Maceió, na Escola Professor Edmilson Pontes de Vasconcelos, localizada na Rua Cônego Machado s/n no bairro do Farol. Para verificação da apreensão do conteúdo pelos alunos serão utilizadas questões do ENEM referente ao tema.  Na preparação da aula nesta metodologia apresentam-se os conceitos primários e depois os conceitos secundários referente ao conteúdo. O presente trabalho visa à formulação de aulas para ajudar outros professores a trabalharem os conteúdos de biologia no ensino médio e, assim, obterem êxito de aprendizagem em suas aulas. No Ensino Explícito todas as aulas possuem a mesma didática de ensino com as etapas bastante integradas entre si.

PALAVRAS-CHAVE:

Ensino Explícito; Conceitos Primários e Conceitos Secundários; Êxito na Aprendizagem.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

Presidente - 2579081 - DANIEL LEITE GOES GITAI
Interno(a) - 1645285 - DANIELE GONCALVES BEZERRA