Metodologia de Ensino Explícito Aplicada ao Tema das Organelas Citoplasmáticas
Muitos são os estudos na área de educação na tentativa de promover uma aprendizagem significativa para os discentes. Neste trabalho a metodologia do Ensino Explícito na disciplina de Biologia também quer contribuir com melhor êxito na formação do conhecimento do aluno. Nessa Teoria o Professor prepara sua aula fundamentada em três grandes momentos: 1) a preparação e o planejamento; 2) o ensino propriamente dito; 3) o acompanhamento e a consolidação. A preparação da aula vai ser realizada com o conteúdo: Organelas Citoplasmáticas. Será utilizado um número de 330 alunos do primeiro ano do ensino médio, esses alunos serão divididos em dois grupos: grupo experimental e grupo de controle. As Escolas participantes são: Escola Estadual Aristheu de Andrade, em Colônia Leopoldina – AL, Colégio Estadual Professor João Costa, em Aracaju – SE, em Maceió, na Escola Professor Edmilson Pontes de Vasconcelos, localizada na Rua Cônego Machado s/n no bairro do Farol. Para verificação da apreensão do conteúdo pelos alunos serão utilizadas questões do ENEM referente ao tema. Na preparação da aula nesta metodologia apresentam-se os conceitos primários e depois os conceitos secundários referente ao conteúdo. O presente trabalho visa à formulação de aulas para ajudar outros professores a trabalharem os conteúdos de biologia no ensino médio e, assim, obterem êxito de aprendizagem em suas aulas. No Ensino Explícito todas as aulas possuem a mesma didática de ensino com as etapas bastante integradas entre si.
Ensino Explícito; Conceitos Primários e Conceitos Secundários; Êxito na Aprendizagem.