Banca de DEFESA: DIOGO MOURA RAMOS

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: DIOGO MOURA RAMOS
DATA: 21/12/2020
LOCAL: Defesa Remota

EXPRESSÃO TEATRAL COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA DISCUSSÕES SOBRE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS NO ENSINO MÉDIO

O conceito de sexualidade é holístico, tem caráter biológico, psicossocial, cultural, além de abordar conceitos relativos a saúde humana, entre eles, a temática sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). As discussões sobre ISTs já são abordadas há muito tempo nas escolas de Ensino Médio, porém, é possível que a metodologia adotada a respeito desse assunto, desencadeie deficiência na compreensão, refletindo em crescentes índices de ISTs entre os adolescentes. Nesse sentido cabe ao docente, investir em metodologias lúdicas, que conversem com a realidade do educando, tornando os alunos protagonistas da construção do conhecimento. O teatro pode ser visto como uma boa estratégia para tratar de temas como ISTs, já que este tipo de manifestação artística promove ações reflexivas fundamentais para consolidação do pensamento crítico. Sendo assim, o presente projeto busca mensurar o uso da linguagem teatral na aprendizagem de conhecimentos específicos sobre o tema ISTs, aliado ao debate crítico e reflexivo sobre assuntos abordados na dramatização. O projeto deverá ser aplicado em turmas do Colégio Estadual Rubem Nogueira, em Serrinha – Bahia onde serão aplicadas apresentações teatrais, mediadas por debates e avaliadas de forma qualitativa e quantitativa por meio da análise de questionários.

PALAVRAS-CHAVE:

Sexualidade; Infecções Sexualmente Transmissíveis; Teatro

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

Interno(a) - 1916144 - GILBERTO COSTA JUSTINO
Interno(a) - 1974414 - OLAGIDE WAGNER DE CASTRO
Externo(a) à Instituição - VICTOR RODRIGUES DOS SANTOS - UFMG
Notícia cadastrada em: 09/12/2020 15:49
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 26/04/2024 11:12