Banca de QUALIFICAÇÃO: CRYSLENE FERRREIRA DOS SANTOS

DISCENTE : CRYSLENE FERRREIRA DOS SANTOS
DATA : 30/04/2024
LOCAL: ICBS - UFAL

UM JOGO DE RPG DIGITAL APLICADO A UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO EM ECOLOGIA

Ensino por investigação; Jogo de RPG; Ecologia

Esta pesquisa está desenvolvendo a abordagem de uma sequência de ensino por investigação (SEI) relacionada aos conceitos gerais de ecologia, utilizando uma sequência de atividades investigativas, por meio do desenvolvimento de um jogo de RPG (Role-Playing Game) digital. A pesquisa que é qualitativa busca informações sobre promover a aprendizagem dos estudantes de uma escola estadual em São Sebastião, Alagoas, sendo a metodologia adotada a pesquisa-ação, que envolve colaboração estreita com os participantes, focando em resolver um problema coletivo que versa em um efeito de aumentar o comprometimento e na capacidade de compreensão dos conceitos de ecologia. O estudo, é de caráter exploratório, visa a abertura de caminhos para investigações mais aprofundadas através das etapas de game design. A execução da pesquisa será por meio do desenvolvimento de um jogo de RPG digital operando o RPG Paper Maker que é uma ferramenta de criação de jogos, gratuito para uso não comercial, permitindo criar universos 3D com muitos sprites (componentes) 2D e até objetos 3D usando uma interface simples e disponível em todas as plataformas: Windows, Linux e MacOS, aplicado a uma sequência de ensino por investigação, que segue um roteiro predefinido, incluindo: definir o conceito do jogo, estabelecer objetivos de aprendizado, criar mecânicas e narrativa, design de personagens, ambientes e desenvolvimento técnico. O jogo está sendo baseado em biomas reais e busca explorar conceitos relacionados a ecologia. A coleta de dados está sendo realizada mediante diário de pesquisa, e a análise dos dados, com base no método de análise de Bardin, abrangendo a preparação dos dados, codificação, categorização e análise e interpretação dos resultados. Espera-se, portanto, que este trabalho contribua para o desenvolvimento de novas estratégias pedagógicas no ensino de biologia, em especial a ecologia, utilizando a tecnologia como aliada.

Presidente - 1544082 - MARCOS VINICIUS CARNEIRO VITAL
Interno(a) - 1676996 - LETICIA RIBES DE LIMA
Interno(a) - 1974414 - OLAGIDE WAGNER DE CASTRO
Notícia cadastrada em: 22/04/2024 19:08