Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYSE DA SILVA FAGUNDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAYSE DA SILVA FAGUNDES
DATA : 26/04/2024
LOCAL: ICBS, Bloco 9, Sala 20

Expressão Gênica: O ensino de epigenética por meio de uma sequência didática investigativa.

Palavras-chave: Ensino por investigação; epigenética; alfabetização científica; ensino de biologia.

O ensino de genética é um dos tópicos mais complexos e difíceis de serem abordados em sala de aula, grande parte dos estudantes sentem uma grande dificuldade em aprender conceitos relacionados a essa área da biologia. Sendo assim, é necessário que o professor busque formas de tornar esse aprendizado mais dinâmico e interessante para os estudantes, assim uma abordagem que poderia ser aplicada durante as aulas seria a investigativa. Despertar nos alunos uma curiosidade em relação ao que eles podem aprender é um passo importante para que o professor tenha um maior engajamento dentro da sala de aula, a construção de uma aprendizagem que tenha contexto com o que o estudante vive poderia tornar esse aprendizado mais significativo. O presente trabalho propõe o uso da abordagem investigativa para promover a alfabetização científica de estudantes do Ensino Médio tendo como foco o uso da epigenética, buscando assim superar dificuldades na aprendizagem desses estudantes. A pesquisa será conduzida através do desenvolvimento de uma sequência didática investigativa, a qual será aplicada em uma Escola Estadual com a participação de 35 alunos matriculados na 3ª série do ensino médio, com coleta de dados qualitativos sobre o impacto dessa abordagem na aprendizagem dos estudantes e, a produção de modelos didáticos durante as aulas para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Espera-se um melhor engajamento por parte dos participantes, resultando em um aprendizado significativo, no desenvolvimento de habilidades investigativas, na capacidade de identificar e sobrepor aos desafios e na contribuição às práticas educacionais.

Presidente - 1306075 - RENATO SANTOS RODARTE
Interno(a) - 2270369 - MARIA DANIELLE ARAUJO MOTA
Interno(a) - 2119250 - MULLER RIBEIRO ANDRADE
Notícia cadastrada em: 22/04/2024 19:08